Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto do IFAM-Campus Parintins sobre mudanças climáticas e saúde é destaque em seminário nacional

Notícias

Projeto do IFAM-Campus Parintins sobre mudanças climáticas e saúde é destaque em seminário nacional

Entre os dias 10 e 14 de junho de 2024, em Brasília, ocorreu o Seminário Marco Zero, uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Saúde.

Entre os dias 10 e 14 de junho de 2024, em Brasília, ocorreu o Seminário Marco Zero, uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Saúde.
por publicado: 18/06/2024 10h09 última modificação: 18/06/2024 15h24


Entre os dias 10 e 14 de junho de 2024, em Brasília, ocorreu o Seminário Marco Zero, uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Saúde. O evento que proporcionou uma vitrine para as mais inovadoras pesquisas científicas do Brasil, enche de orgulho servidores e alunos que, com o conhecimento adquirido na academia, contribuem significativamente para o desenvolvimento da sociedade e da região onde vivem. 

No segundo dia do seminário, o professor Dr. Rafael Diego Barbosa Soares apresentou um projeto de extrema relevância para a região Norte do Brasil. Intitulado 'Análise dos Impactos das Mudanças Climáticas nas Doenças de Veiculação Hídrica na Região Norte do Brasil: uma abordagem baseada em Ciência de Dados', o projeto foi aprovado na Chamada Pública nº 18/2023 – Ciências de Dados: Mudanças Climáticas e Impactos para a Saúde.

Ciência de Dados para combater doenças hídricas 

O objetivo central do projeto é avaliar como as mudanças climáticas influenciam a incidência e a distribuição de doenças transmitidas pela água na região Norte do Brasil. Essa chamada pública visa incentivar projetos de pesquisa que contribuem para o desenvolvimento tecnológico do país, focando na análise de dados relacionados às mudanças climáticas e seus impactos na saúde. 

Com a intenção de gerar evidências científicas que possam mitigar os efeitos das mudanças climáticas na saúde de populações vulneráveis, prever desastres e fornecer embasamento para gestores de saúde, a Chamada Pública nº 18/2023 contemplou 22 projetos em todo o Brasil. Dentre esses, apenas o projeto do IFAM-Campus Parintins foi aprovado no estado do Amazonas. A chamada contou com um investimento total de aproximadamente R$10 milhões, e, além do projeto do IFAM Parintins, a região Norte teve mais três projetos aprovados no estado do Pará. 

 Parintins e o avanço da pesquisa científica 

A participação do docente do IFAM no Seminário Marco Zero ressalta a força das pesquisas desenvolvidas no campus, colocando Parintins em um lugar de destaque na Rede Federal. Este projeto de grande influência e importância no âmbito da saúde pública e dos estudos dos impactos das mudanças climáticas tem o potencial de fornecer detalhamentos cruciais sobre as relações entre as mudanças climáticas e as doenças de veiculação hídrica, bem como prever cenários futuros. 

O projeto conta com a colaboração de docentes e Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) do IFAM Campus Parintins, além de pesquisadores da FAMETRO, Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto Federal do Piauí (IFPI), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Alunos bolsistas de graduação das instituições participantes também estão envolvidos, demonstrando o comprometimento e a interdisciplinaridade da iniciativa.

Expansão de redes e parcerias 

Além da apresentação do projeto, o professor Dr. Rafael Diego participou de mesas-redondas e discussões sobre temas relacionados à Chamada Pública nº 18/2023. Essas atividades foram fundamentais para estabelecer contatos e ampliar a rede de pesquisa do IFAM-Campus Parintins, visando futuras parcerias e projetos colaborativos. 

A realização desse projeto não só coloca Parintins em evidência, mas também destaca a importância de ações que resultam do esforço conjunto de servidores e alunos, mostrando como o conhecimento adquirido na academia pode ser utilizado para desenvolver a sociedade e a região onde vivem. É um verdadeiro motivo de orgulho para todos os envolvidos.