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Por meio do ensino da robótica, projeto do IFAM-CMZL promove a permanência feminina nos cursos de Computação
A equidade de gênero tem sido tema de múltiplos debates nos últimos anos. No universo acadêmico, a presença feminina em cursos da área de Ciências Exatas tem crescido nos últimos anos, mas ainda é significativamente inferior à masculina. No Instituto Federal do Amazonas-Campus Manaus Zona Leste (IFAM-CMZL), desde abril deste ano, está sendo realizado o projeto Code4Girls, iniciativa que reúne alunas dos cursos de Computação ofertados na unidade de ensino.
Atualmente, o Code4Girls conta com a participação de 11 alunas, sendo nove da graduação em Engenharia de Software e duas do técnico subsequente em Informática. Com coordenação do professor Fabiann Matthaus Barbosa, a iniciativa visa promover ideias e projetos desenvolvidos por mulheres na área de tecnologia.
Para a aluna Vitória Carolayne Bobot, do curso subsequente em Informática, o projeto apresenta caminhos de atuação e incentiva o envolvimento das participantes nas ações. "Antes do projeto eu me sentia meio oprimida, intimidada não só por ser uma coisa nova, mas por ter muitos homens. O principal diferencial do grupo foi isso, ter mais meninas com o mesmo propósito, ser incentivada a seguir na carreira, mulheres que são inspiração e não estar sozinha”, afirma.
O professor Fabiann reconhece o progresso e a dedicação das alunas na condução dos projetos de pesquisa científica e ressalta a importância da permanência e inclusão de mulheres nos cursos de Computação que vai além da simples presença em sala de aula. “Trata-se de abrir portas para que elas possam enxergar seu potencial e contribuírem ativamente para o avanço da tecnologia. A realização de pesquisas de iniciação científica, como as que estamos promovendo aqui, não apenas fortalece o conhecimento acadêmico dessas alunas, mas também cria oportunidades para que suas ideias e inovações sejam compartilhadas em eventos nacionais”, comenta.
O Code4Girls faz parte de uma pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), na qual a aluna Luana Rodrigues Aguiar, do curso de Engenharia de Software, é bolsista e tem a orientação do professor Fabiann. O objetivo central é fomentar a permanência feminina nos cursos de Computação por meio do ensino de robótica, com foco na inclusão, no pensamento computacional e na cultura maker.
A proposta do Code4Girls está inserida nos valores institucionais do IFAM - a inclusão social e a valorização das pessoas. A iniciativa reforça a necessidade de ampliação da participação feminina nas Ciências Exatas como uma meta que deve ser perseguida por instituições de ensino, visando a construção de uma sociedade mais justa e inovadora.
Participação no Congresso Brasileiro de Informática na Educação
O projeto Code4Girls integra o programa Meninas Digitais, da Sociedade Brasileira de Computação, e já começou a gerar resultados. A equipe teve três artigos aprovados para apresentação no Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2024). O evento será realizado no Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, nos dias 04 a 08 de novembro deste ano.
O coordenador do projeto destaca a importância de parcerias e de participação em eventos científicos. "A publicação de artigos em congressos é uma forma de reconhecimento e visibilidade que incentiva ainda mais o engajamento delas no campo da ciência e tecnologia. Essa trajetória de sucesso também se fortalece por meio de parcerias importantes, como a que temos com o programa Meninas Digitais. Essa parceria é essencial para ampliarmos o impacto do nosso trabalho, ao nos conectar com uma rede maior de iniciativas que também buscam fomentar a presença feminina em áreas tecnológicas”, ressalta.
De acordo com Fabiann, as alunas estão desenvolvendo projetos de pesquisa científica nas áreas de pensamento computacional, computação desplugada, robótica educacional e cultura maker. Todas as ideias buscam divulgar trabalhos que promovam a inclusão feminina na área da tecnologia, incentivando o empoderamento de mulheres por meio de iniciativas que unem o aprendizado prático e teórico.
O coordenador explica que os projetos visam estimular o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas, lógica e criatividade, utilizando ferramentas acessíveis e interativas, como robótica educacional e cultura maker. Além disso, essas iniciativas têm como objetivo contribuir para a permanência e sucesso de alunas em cursos de computação, fortalecendo a presença feminina no campo da ciência e tecnologia.
Trabalhos aprovados:
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Artigo 1 - Promovendo a permanência feminina nos cursos de Computação através do ensino de robótica: um relato de experiência
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Artigo 2 - Pensamento computacional e inclusão: iniciativas de empoderamento feminino em cursos de Computação
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Artigo 3 - Aspectos do pensamento computacional através da cultura maker e aprendizagem significativa: um estudo de caso com mulheres iniciantes em cursos de tecnologia da informação.