Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto do IFAM leva mostra de Física a alunos de escola municipal

Projeto do IFAM leva mostra de Física a alunos de escola municipal

Projeto "Física Itinerante" proporciona aos alunos noções práticas de estudo da Física
por publicado: 02/10/2017 11h18 última modificação: 02/10/2017 11h18

Na tarde desta sexta-feira, 29/9, cerca de 700 alunos do 6º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal Dalvina Silva de Oliveira, no bairro Tarumã, tiveram a oportunidade de conhecer de perto alguns dos instrumentos e experimentos utilizados no estudo da Física, durante o projeto Física Itinerante, do Instituto Federal do Amazonas (IFAM).

O projeto iniciou em 2011 e já foi apresentado em escolas particulares, da rede estadual e até em outros campus do Ifam, mas essa foi a primeira vez que esteve em uma escola da rede municipal de ensino. Durante a mostra, os alunos puderam participar de jogos, conhecer um pouco mais sobre o que a Física estuda e aprenderam a fazer seus próprios aparatos caseiros.

O principal objetivo da atividade é proporcionar aos alunos uma noção do que acontece na prática, uma vez que normalmente os estudantes têm acesso apenas a teoria, proporcionando uma nova ótica e descoberta de respostas que antes não tinham os instrumentos para encontrar.

O gestor da escola, José Francisco da Silva, relata que a unidade recebeu a iniciativa com muito carinho e que a expectativa é de que ela traga benefícios significativos para os alunos. “Com esse projeto os alunos podem se interessar mais pela ciência. Quando soubemos que eles vinham, conversamos com os professores e fizemos um levantamento das principais dificuldades dos estudantes para serem esclarecidas nessa oportunidade. Esse tipo de atividade vem pra contribuir com o planejamento da escola”.

O responsável por levar o projeto para a escola é o professor do IFAM Fabrício Farias. Ele explica que quem participa desse projeto são os alunos de Licenciatura e Mestrado em Física, que acabam tendo uma experiência na prática da docência. O modo como foram recebidos pela escola também mereceu destaque.

“Nós estamos muito felizes com o apoio e pela recepção aqui nesse projeto que existe para divulgação da ciência. Percebemos bastante interesse por parte da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e esperamos poder atuar em mais escolas”.

E, se por um lado, os futuros professores ganham experiência, no outro lado desse processo de troca os alunos da escola também aprendem. É o caso de Henrique Santos, do 6º ano, que teve a oportunidade de, pela primeira vez, ter contato com alguns experimentos. Ele conta que essa experiência despertou o interesse em estudar cada vez mais sobre o assunto.

“Agora eu quero estudar mais física. Aqui eu já aprendi sobre geometria, física e várias outras coisas. Gostei muito e aprendi também que a física pode ser muito legal”.

Texto: Alexandre Abreu (SEMED)

Fotos: Divulgação/ Escola