Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do Campus Lábrea usarão realidade virtual e aumentada para contar história da cidade.

Notícias

Alunos do Campus Lábrea usarão realidade virtual e aumentada para contar história da cidade.

Alunos do Campus Lábrea usarão realidade virtual e aumentada para contar história da cidade.
por publicado: 30/04/2019 16h41 última modificação: 03/05/2019 13h09

Contar e reviver a história da cidade de Lábrea por meio da realidade virtual e aumentada. É o objetivo do projeto PólisRAV que está sendo desenvolvido no Campus Lábrea com a participação de 12 alunos do curso técnico integrado em Informática e pretende trabalhar a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. 

Coordenado pelo professor Fabiann Matthaus Dantas Barbosa, o projeto teve início em fevereiro deste ano. A ideia surgiu a partir do número reduzido de acervos e materiais que relatam o desenvolvimento da cidade de Lábrea e toda sua história. 

“Para aplicação em realidade virtual foram adquiridos 25 modelos de óculos cardboard com recursos próprios e, atualmente, estão sendo feitos registros em 360º dos pontos principais da cidade. Paralelamente, para o desenvolvimento em realidade aumentada foram feitas pesquisas em livros, documentários e histórias contadas por antigos moradores para a produção de uma revista com cinco capítulos por meio da tecnologia de realidade aumentada”, explicou o coordenador. 

Ainda em fase inicial, o projeto será realizado em três etapas em parceria com a prefeitura de Lábrea. Em um primeiro momento, as histórias serão contadas em escolas do município com turmas do ensino fundamental I e farão parte do projeto de conclusão de curso de alunos do 3º ano. De acordo com Barbosa, a prefeitura disponibilizará materiais didáticos para que possam ser produzidas atividades práticas com os estudantes. 

“Nessa etapa, as histórias serão contadas em cinco aplicações para cada turma. No total, cinco escolas participarão dessa etapa. As histórias serão contadas a partir das imagens históricas da cidade, fazendo uma comparação com a atualidade e usando as imagens registradas em realidade virtual. A cada aula será utilizada a revista em realidade aumentada e serão feitas ainda dinâmicas sobre os assuntos abordados em sala”, disse. 

Posteriormente, a partir das imagens registradas na primeira fase do projeto, os alunos promoverão a inclusão da terceira idade em novas tecnologias por meio da imersão de fotos em 360º. Para isso, serão feitas aplicações no lar municipal de idosos com a autorização da prefeitura. A segunda etapa fará parte de uma ação de extensão vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex/Ifam), com proposta aprovada em abril deste ano. 

Para a etapa final, a ideia é submeter o projeto PólisRAV como proposta ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/Ifam), a fim de apresentar o conteúdo de forma lúdica e atrativa para crianças Portadoras de Necessidades Especiais (PNE's). 

Após a conclusão das três etapas, a coordenação pretende criar uma plataforma online de divulgação das imagens registradas do município em 360º, assim como disponibilizar para download e impressão a revista produzida durante o projeto, bem como uma filmagem mostrando todo o desenvolvimento das fases do projeto. 

Fotos: Fabiann Matthaus Dantas Barbosa