Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto integrador realiza seminário sobre inclusão

Projeto integrador realiza seminário sobre inclusão

Atividades aconteceram no Campus Avançado Manacapuru, nos dias 23 e 30 de maio.
por publicado: 10/06/2019 12h11 última modificação: 10/06/2019 12h32

O Campus Avançado Manacapuru realizou duas mesas-redondas sobre os desafios para a educação inclusiva e duas oficinas pedagógica sobre a comunicação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), nos dias 23 e 30 de maio. As atividades fizeram parte do projeto integral ‘Seminário de Educação Inclusiva: os desafios dos deficientes visual, auditivo e físico no contexto escolar’, sob coordenação da pedagoga Zenete Ruiz da Silva e das bolsistas Maria Letícia Paiva Barbosa, Evellyn Thaíssa Silva de Oliveira e Sigra Marques Bastos, dos cursos subsequente em Secretariado, integrado em Administração e subsequente em Informática para Internet, respetivamente.

As oficinas e mesas-redondas tiveram como objetivo proporcionar informação e formação mínima aos docentes e discentes em relação ao trato no atendimento aos estudantes com deficiência visual, auditiva e física no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.

As atividades foram um momento para analisar a efetivação da política de educação inclusiva implanta no Campus Avançado Manacapuru, partindo dos princípios constitucionais, direitos e igualdades, tendo como perspectiva a busca da equidade e qualidade da educação no combate à evasão e retenção escolar desses estudantes.

Participaram das atividades docentes, discentes e técnico-administrativos do campus, além da participação especial de estudantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae/Manacapuru).

As atividades foram ministradas pelos seguintes profissionais: presidenta da Apae, Lacineide Alves da Silva; administrador do campus, Júnior Mozart Nogueira Gomes; professor de Libras, Roberto da Silva Nascimento; intérprete e tradutora de Libras, professora Teodora dos Santos Ferreira Araújo; e pedagoga Zenete Ruiz da Silva.

Atividades futuras

Como parte de atividades do projeto, ainda serão realizadas rodas de conversas, bem como levantamento de dados sobre os deficientes nas escolas em Manacapuru. A pedagoga Zenete Ruiz, avalia o evento “como de muito sucesso e proveito para entendermos e trabalharmos uma educação para todos, sem discriminação”.