Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projetos são reconhecidos no Prêmio Inovação 2017

Projetos são reconhecidos no Prêmio Inovação 2017

Dentre os prêmios estavam bicicletas, pendrives, passagens aéreas e diárias para evento científico nacional em 2018
por Ana Paula Batista publicado: 05/12/2017 20h49 última modificação: 06/12/2017 14h54

Na tarde desta terça-feira, 5 de dezembro, o Instituto Federal do Amazonas (IFAM) premiou os melhores projetos de desenvolvimento tecnológico por meio do Prêmio de Inovação do IFAM 2017. O prêmio foi dividido em três modalidades: individual aluno, individual servidor e equipes.

Estavam presentes na solenidade de premiação a pró-reitora de Extensão (PROEX) e reitora em exercício, Sandra Magni Darwich, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PPGI), José Pinheiro de Queiroz Neto, a diretora do Campus Manaus Centro (CMC), Stela Nunes de Melo, a diretora de Pós-Graduação, Ana Cláudia Ribeiro de Souza, o diretor de Pesquisa e Inovação Tecnológica, Rodrigo Amaral e o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), José Anglada Rivera.

A diretora do CMC falou sobre os avanços que o Campus vem acompanhando nos projetos desenvolvidos. "Demos um salto qualitativo nos projetos desenvolvidos por alunos e servidores. Temos notado a predisposição de todos em participar de pesquisas científicas e iremos continuar apoiando essas iniciativas", disse Nunes de Melo. A opinião também foi compartilhada pelo diretor de Pesquisa e Inovação Tecnológica. "O CMC surpreendeu na participação do prêmio este ano. Queremos que em 2018 os outros campi participem com a submissão de mais projetos na competição", destacou ele.

Salto em número de patentes

E o IFAM encerra o ano comemorando o número de depósitos de patentes, segundo informações do coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), José Anglada Rivera. "Evoluímos muito nos últimos anos e em 2017 tivemos um grande salto. Até o momento temos 13 patentes depositadas com a meta de fechar 2017 com 15 depósitos", disse ele.

Devido ao contingenciamento do recurso em 2017, o IFAM pode financiar 10 projetos, porém já evidencia grandes avanços em pouco tempo, de acordo com informações do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. "Vamos continuar desenvolvendo e incentivando ambientes para a pesquisa aplicada. Exemplo disso é o Centro de Tecnologia no CMDI que passou a ser referência na indústria local como parceiro para o desenvolvimento de projetos e a busca de soluções tecnológicas", falou Pinheiro.

Inserção no Mercado

"Nossa missão é colaborar com o desenvolvimento da região e para que isso aconteça, o conhecimento é a base de tudo!", disse a reitora em exercício. Segundo ela, não se tem avanços em tecnologia sem que haja investimentos. "O IFAM tem cada vez mais fomentado e incentivado ações no campo da pesquisa aplicada e da inovação. Hoje, vimos propostas aqui que tem potencial para chegar ao mercado. E que o prêmio sirva de inspiração e motivação para que outros alunos e servidores participem nos próximos anos", disse Darwich.

O trabalho integrado entre Reitoria e campi foi um dos pontos levantados pela diretora de Pós-Graduação, Ana Cláudia Ribeiro de Souza. "Nos deixa muito felizes que os projetos são oriundos dos cursos de Graduação e das ações de Iniciação Científica nos campi. São projetos que nos fazem olhar para produtos da Amazônia e que possuem grande potencial. A inovação tecnológica nada mais é do que gerar melhorias para uma determinada situação e/ou produto", disse ela.

Premiação por modalidade

Os primeiros colocados receberam passagem aérea e diárias para um evento científico nacional. Já o 2º lugar foi premiado com uma bicicleta e o 3º lugar com um kit formado por moleskine, pendrive e revista científica.

INDIVIDUAL POR ALUNO

2º LUGAR - “VIABILIDADE DA APLICAÇÃO DO LÁTEX DA SERINGA AMAZÔNICA ( HEVEA BRASILIENSI) COMO ADITIVO EM CONCRETO PARA MELHORIA DE SUAS PROPRIEDADES FÍSICAS” - LUCAS MATHEUS DE PAULA RODRIGUES - CMC

3º LUGAR - “CEP RURAL: POR UMA GESTÃO SOCIOAMBIENTAL INCLUDENTE DA AMAZÔNIA” - : JONATHAN FEITOSA DE SOUZA - CMC

INDIVIDUAL SERVIDOR