Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitor do IFAM Participa de Sessão Solene em Homenagem aos 15 Anos dos Institutos Federais na Câmara dos Deputados

por publicado: 08/12/2023 15h30 última modificação: 08/12/2023 15h30

Na última quinta-feira, 7 de dezembro, o Plenário da Câmara dos Deputados foi palco de uma sessão solene em comemoração aos 15 anos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), criados pela Lei n. 11.892/2008. O evento, parte da agenda de celebrações, contou com a participação do Ministério da Educação (MEC), representado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

A iniciativa, proposta pelos deputados federais Maria do Rosário (PT-RS), Reginaldo Veras (PV-DF) e Reginaldo Lopes (PT-MG), homenageou a criação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, à qual os IFs pertencem. O reitor do IFAM, professor Jaime Cavalcante Alves, marcou presença na solenidade, destacando o compromisso dos Institutos Federais com a formação acadêmica e inovação.

O secretário da Setec, Getúlio Marques Ferreira, representou o MEC e revisitou a trajetória do ensino profissional desde Nilo Peçanha em 1909 até a criação dos Institutos Federais em 2008. Marques enfatizou o papel fundamental dos IFs na transformação socioeconômica, abrangendo áreas urbanas e rurais. Ele ressaltou a necessidade de investir em recursos adequados, formação continuada de professores, pesquisa, inovação, inclusão e equidade para fortalecer essas instituições.

Atualmente, os IFs contam com 680 unidades em todo o país. A presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e reitora do IF Sertão-PE, Maria Leopoldina Veras, destacou a importância da educação profissional na preparação dos jovens para o mercado de trabalho, ressaltando a parceria essencial da sociedade e parlamentares para a contínua transformação promovida pelos IFs no Brasil.