Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitor do IFAM, Professor Jaime Cavalcante Alves, visita Campus Parintins e incentiva parcerias promissoras

por publicado: 27/07/2023 17h45 última modificação: 27/07/2023 17h45

No dia 26 de julho, o Campus Parintins do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) recebeu com entusiasmo a visita do Reitor, Professor Jaime Cavalcante Alves. O clima de acolhimento e calor humano marcou o encontro com os alunos, que o receberam de braços abertos, celebrando a oportunidade de interagir com a alta liderança da instituição.

Ao chegar ao Campus, o Reitor prontamente se reuniu com representantes do grêmio estudantil, demonstrando sensibilidade para ouvir as demandas dos estudantes. A escuta atenta do Professor Jaime sinalizou o compromisso com a participação e voz dos discentes no processo de construção de uma educação cada vez mais efetiva e alinhada às suas necessidades.

Em seguida, o Reitor reuniu-se com os servidores do Campus, em uma abordagem coletiva no auditório. Nesse momento, o Professor Jaime compartilhou projetos e planejamentos da gestão tanto no âmbito local do Campus Parintins como em um contexto sistêmico, contemplando a visão macro do IFAM.

Na ocasião o reitor do IFAM, juntamente com a diretora geral Christiane Rodrigues realizaram a inauguração do usina fotovoltaica do Campus Parintins, a usina ira geral uma economia de mais de 30 % nos gastos com energia elétrica para o Campus Parintins.

A visita também contemplou uma experiência inspiradora no campo da agricultura. Acompanhado pela Diretora do Campus, Professora Cristiane Rodrigues, o Reitor foi conhecer um projeto desenvolvido pelo Professor Lucas Vinicius de Oliveira, que mantém uma plantação de milho em parceria com um produtor local. O resultado do projeto tem sido extremamente positivo, com uma colheita promissora e de alta qualidade.

O depoimento do produtor Luiz Viana foi impactante. Ele revelou que a parceria com o IFAM quebrou paradigmas em sua mente, que levavam o mesmo a crêr que sua propriedade não seria capaz de produzir milho com excelência e em grande quantidade. O conhecimento acadêmico aliado à prática de campo provou ser uma combinação poderosa, capaz de gerar resultados surpreendentes.

Essa experiência exemplifica a importância das parcerias entre a instituição de ensino e a comunidade local. O IFAM, por meio do conhecimento científico e da expertise de seus professores, tem o potencial de transformar realidades e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da região.

A visita do Reitor ao Campus Parintins reflete o compromisso da gestão em fortalecer os laços com a comunidade acadêmica, ouvindo seus anseios e trabalhando de forma colaborativa para construir um ambiente educacional ainda mais promissor e alinhado com as demandas do mundo atual.

Que exemplos como o projeto de agricultura possam inspirar novas parcerias e iniciativas, solidificando o IFAM como um agente transformador na vida das pessoas e no desenvolvimento do Amazonas.

O Instituto Federal do Amazonas, liderado pelo Professor Jaime Cavalcante Alves, reafirma seu compromisso com a educação de qualidade e o fortalecimento da comunidade acadêmica, trilhando juntos o caminho do conhecimento e da prosperidade.

Que cada semente plantada no Campus Parintins floresça em uma colheita abundante de conhecimento e sucesso!

Por: Equipe de Comunicação do IFAM