Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitor do IFAM visita o município de Carauari a pedido da prefeitura local.

Reitor do IFAM visita o município de Carauari a pedido da prefeitura local.

por publicado: 10/08/2021 17h14 última modificação: 10/08/2021 17h14

O reitor do IFAM professor Jaime Cavalcante Alves, atendendo a um pedido da prefeitura do Município de Carauari, esteve em visita ao município, o objetivo da visita é analisar a possibilidade de criação de um centro de referência no município.

O município de Carauari foi criado em 1938 e fica distante cerca de 780 quilômetros da capital. A economia do município gira em torno das atividades ligadas ao setor primário e do manejo da pesca.

No final dos anos 70 até o final dos anos 80 o município sofreu um grande impacto sócio econômico por conta da exploração de petróleo na região, e isso gerou uma migração dos meios rurais para a zona urbana do município. Porém, com o fim das atividades de exploração de petróleo o município passou a vivenciar dificuldades devido ao êxodo rural ocorrido na região, essa situação expôs o déficit de infraestrutura do município.

Por sua proximidade e por ser fronteiriço com o município de Tefé onde o IFAM possui um Campus diversas ações do instituto já foram realizadas na região, algumas delas capitaneadas pelo atual reitor do IFAM professor Jaime Cavalcante Alves.

O município de Carauari é cortado em toda extensão pelo rio Juruá considerado o rio mais sinuoso do mundo. E com um dos mais belos cursos d’água da região amazônica, por ser muito sinuoso o deslocamento na região é bastante dificultoso e observando essas características o IFAM promoveu ações de capacitação a professores ribeirinhos no município de Carauari, o objetivo do projeto foi criar escolas ribeirinhas sustentáveis. O projeto tem como objetivo inserir a educação ambiental na formação dos professores daquela localidade promovendo a melhoria na qualidade da educação básica e responsabilidade socioambiental através dos cuidados com as águas nas comunidades do médio Juruá.

De olhos nos resultados os gestores do município enviaram um ofício ao IFAM para que fosse realizada uma visita com o objetivo de analisar a viabilidade da criação de um centro de referência na cidade.

Segundo o reitor do IFAM Professor Jaime Cavalcante Alves “O município de Carauari já recebeu ações do instituto no passado, a criação de um centro de referência é o primeiro passo para que o IFAM possa se consolidar no município, e a região tem um grande potencial no setor primário e de manejo, e como o IFAM tem uma grande expertise no setor primário e de manejo essa parceria tende a render bons frutos” disse.