Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comitiva do IFAM se reúne com novo ministro da Educação

Comitiva do IFAM se reúne com novo ministro da Educação

Reunião em Brasília abordou assuntos orçamentários, inaugurações e fixação do servidor no interior do Amazonas
por Ana Paula Batista publicado: 18/04/2018 10h57 última modificação: 19/04/2018 08h08

Com a posse do novo ministro da Educação, Rossiele Soares, uma comitiva do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) liderados pelo reitor Antonio Venâncio Castelo Branco e com a participação dos diretores-gerais dos campi Manaus Zona Leste, Manacapuru, Tefé, Parintins, Eirunepé, Humaitá, Coari, Itacoatiara, Maués, Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira estiveram no último dia 11 de abril, no gabinete do ministro em Brasília para tratar sobre as pautas de infraestrutura e expansão dos campi no Amazonas.

Dentre os assuntos abordados, a liberação de recursos extra-orçamentários para continuidade e conclusão das obras do ginásio poliesportivo dos campi Parintins, Lábrea, Maués e Coari; a reforma do refeitório do campus Maués; a construção de um bloco com 10 salas de aula no Campus Parintins, a liberação de quase R$5 milhões da obra remanescente do Campus Eirunepé e a construção do Auditório do Campus Lábrea. Os investimentos somam quase R$14 milhões de reais, além de R$800 mil para a aquisição do mobiliário do campus Itacoatiara.

Segundo o reitor do IFAM, Antonio Venâncio Castelo Branco, na oportunidade do encontro com o novo ministro reforçou-se o pedido sobre uma análise diferenciada sobre os servidores do IFAM que estão lotados no interior do Amazonas. "É preciso entender que o custo amazônico se sobressai a qualquer outra região do Brasil. Por isso, pedimos ao ministro que verificasse a questão do auxílio para aqueles que estão trabalhando em regiões de fronteira e o incentivo a interiorização. Nossa 'vantagem' é que o ministro Rossiele conhece muito bem as peculiaridades do Amazonas por ter sido secretário de Educação e entende a dificuldade que enfrentamos em manter nossos servidores no interior e proporcionar um ensino de qualidade aos amazônidas", salientou Castelo Branco que aproveitou a viagem a Brasília para se reunir com a coordenação da bancada do Amazonas sobre emendas parlamentares destinadas aos campi do IFAM.

siteWhatsApp Image 2018-04-17 at 125738site.jpg

A comitiva também pleiteou junto ao ministro e a SETEC, recursos para retomar a obra dos campi Humaitá e Tefé e adquirir novos equipamentos. De acordo com o reitor, o IFAM aguarda apenas a dotação orçamentária no valor de R$5 milhões para que uma nova licitação seja iniciada, a fim de concluir a obra. "Ressaltamos junto ao ministro Rossiele e ao diretor de Desenvolvimento da Rede, Romero Portella, a necessidade de priorizar o retorno destas obras, pois alunos e servidores destes campi estão desempenhando suas atividades em locais provisórios e necessitando com urgência das instalações em definitivo", salientou Castelo Branco que ainda garantiu a presença do ministro nas inaugurações dos campi Manacapuru e Itacoatiara em breve.

Homenagem aos 10 anos dos Institutos Federais

A Câmara dos Deputados realizou no último dia 12 de abril, sessão solene em homenagem aos dez anos dos Institutos Federais. O evento reuniu estudantes dos IFs, reitores, parlamentares, representantes de entidades de classe e a sociedade civil. A sessão foi iniciativa da deputada federal Maria do Rosário (RS) e da senadora Fátima Bezerra (RN), coordenadoras da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Ensino Profissionalizante.

Durante a sessão solene, os parlamentares amazonenses Pauderney Avelino e Gedão Amorim destacaram a importância do IFAM na vida de milhares jovens, a singularidade e a dificuldade encontrada para levar a educação aos rincões da Amazônia com orçamentos tão reduzidos frente as distâncias continentais que a região Norte enfrenta.

Ao final do evento, a deputada Maria do Rosário recebeu das mãos do reitor Antonio Venâncio um kit folclórico dos bois Caprichoso e Garantido e, o convite para prestigiar o Festival Folclórico em Parintins que acontece no último final de semana de junho.

Reunião com a bancada do Amazonas na Câmara dos Deputados

A missão institucional em Brasília encerrou-se com a visita aos deputados federais amazonenses com o objetivo de garantir emendas parlamentares para a expansão e desenvolvimento das atividades que os campi em doze municípios do interior do Amazonas. Em conversa com os deputados foram solicitadas emendas individuais para aquisição de ônibus, equipamentos de informática e restaurante escolar.