Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitores do IFAM e da UFAM fortalecem relações institucionais

Reitores do IFAM e da UFAM fortalecem relações institucionais

por publicado: 29/07/2021 14h16 última modificação: 29/07/2021 14h16

Na manhã desta quarta-feira (28), os reitores do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) e da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), professores Jaime Cavalcante Alves e Sylvio Mário Puga, respectivamente, reuniram-se na reitoria da Universidade, juntamente com parte da equipe de gestores das instituições.

O objetivo da reunião foi fortalecer as relações entre as instituições que já atuam juntas em várias ações e agora buscam soluções para demandas observadas pelo reitor do Instituto."Já mantemos algumas ações com a UFAM, mas queremos buscar soluções para questões que enfrentamos e que a Universidade já superou, como a gestão no contexto regional, por exemplo, tendo como foco a descentralização administrativa" disse o reitor do IFAM.

Ainda segundo o reitor do IFAM, a aproximação entre o Instituto e a Universidade é primordial para o desenvolvimento das duas instituições. "As dimensões e a diversidade do Amazonas é um desafio em sí, e sendo o IFAM uma instituição altamente ramificado no estado e centenária, assim como a UFAM, a cooperação torna possível a superação desses desafios” disse.

Foram tratadas ainda as oportunidades viáveis de formalizar ações de qualificação por meio de mestrado e doutorado interinstitucionais (minter e dinter) a partir da UFAM. Já pela política de qualificação Latu e Stricto Sensu, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade, professora Selma Baçal, contribuiu na reunião mencionando a oferta de cursos vigentes. "Dos nossos 35 programas de pós-graduação temos oferecido minters e dinters que são uma oportunidade para o corpo técnico-docente do IFAM. Em alguns, já há vagas direcionadas ao Instituto, mas outras podem surgir como resultado desta aproximação com a nova gestão do Instituto", afirmou.

O reitor Sylvio Puga finalizou a reunião reforçando os laços Institucionais que unem UFAM e IFAM. Para ele, o aprendizado de uma serve como apoio ao crescimento do outra. "Os desafios são internos e externos e vão do orçamento ao pessoal. Estamos aqui para mutuamente ajudar, porque trabalhando em conjunto, ganhamos mais força. A Fundação de Apoio do IFAM (Faepi) é prova disso, pois foi possível implementarmos projetos importantes. Essa colaboração é necessária", reiterou.