Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria fecha com 'chave de ouro' na promoção de curso em Gestão de Riscos

Notícias

Reitoria fecha com 'chave de ouro' na promoção de curso em Gestão de Riscos

Curso in company foi uma ação de iniciativa da Diretoria Executiva e da Coordenação de Governança e Controle Interno (CGCI)
por Ana Paula Batista publicado: 20/12/2017 16h46 última modificação: 08/05/2023 15h16

Gerenciar riscos é um desafio constante no mundo corporativo e na Administração Pública a responsabilidade é ainda maior, pois envolve prejuízos ao erário público, a imagem institucional, além de afetar diretamente os servidores envolvidos, caso haja execuções inadequadas durante o fluxo do processo.

Por isso, a Reitoria do IFAM por meio de uma iniciativa da Diretoria Executiva e da Coordenação de Governança e Controle Interno (CGCI) promoveu nos dias 14 e 15 de dezembro, o curso in company "Implementando a Gestão de Riscos no Setor Público", ministrado pelo professor Rodrigo Fontenelle que é Chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério do Planejamento (MPOG).



O curso reuniu a alta gestão do IFAM, incluindo todos os pró-reitores, diretores-gerais dos campi, além da equipe da Diretoria Executiva e de setores-chave como Auditoria, Engenharia, Contabilidade, Compras, Planejamento, Conformidade e Gestão e Contratos.

O reitor do IFAM, Antonio Venâncio Castelo Branco, ressaltou que a instituição vem seguindo e aplicando as orientações da Controladoria Geral da União (CGU), tais como a constituição do Comitê de Governança, Risco e Controle Interno. “Temos trabalhado na promoção do desenvolvimento contínuo dos agentes públicos e, principalmente, incentivando a adoção de boas práticas na Administração Pública. Isso só é possível quando temos o comprometimento efetivo de todos os gestores. Por isso, decidimos realizar o curso em um ambiente externo ao IFAM, a fim de “mergulharmos” no curso e ter aproveitamento máximo das informações sem que houvesse qualquer tipo de interferência externa. Conseguimos atingir nosso objetivo e agora temos a missão de aplicar o que aprendemos em nosso cotidiano”, falou o reitor.

Segundo a diretora executiva do IFAM, Carla Condé, o instituto vem adotando medidas para evitar riscos à Administração Pública. “Estamos comprometidos e atuando fortemente para colocar em prática, um modelo de Administração Gerencial que priorize a prevenção e a gestão de riscos”, disse ela ao relembrar quem em outubro de 2014, por meio da Portaria nº 1560-GR/IFAM, criou-se a Coordenação Geral de Governança e Controle Interno (CGCI), com a finalidade de promover a implantação dos princípios do controle interno e incentivar a obediência às leis, normas e princípios norteadores da Administração.

Nos últimos anos, a CGCI realizou a elaboração de check lists e fluxogramas que ajudaram a nortear e aprimorar as questões processuais no âmbito do IFAM, além de ter apoiado na construção da política de Controle Interno, Gestão de Riscos e Governança. “O próximo passo é a elaboração do mapa de riscos da instituição e confeccionar os check lists e fluxogramas nas pró-reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão”, ressaltou Viviane Miranda, coordenadora da CGCI.