Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria recebe expert em planejamento estratégico

Reitoria recebe expert em planejamento estratégico

Consultor alemão esteve visitando o IFAM falando sobre a importância do planejamento nas organizações públicas.
por Ana Paula Batista publicado: 26/05/2016 11h36 última modificação: 26/05/2016 11h36

Planejamento é a chave para o sucesso e eficiência de uma organização, seja ela pública ou privada. E objetivando uma gestão mais eficiente, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) por meio do consultor alemão Peter M. Dostler, expert em planejamento e gestão estratégica e de negócios, está percorrendo todos os Institutos Federais do país coletando informações para a elaboração do 1º planejamento estratégico do CONIF.

O Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM) foi o primeiro instituto na região Norte a ser visitado. A ‘maratona’ de visitas já passou por três institutos federais da região Sul: IFSul, IFRS e IFSC e, irá contemplar todos os institutos federais do Brasil.

A fim de levantar a percepção que os gestores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica tem sobre o CONIF, Dostler ouviu nesta terça-feira, 24 de maio, os pró-reitores de Ensino, de Pesquisa e Inovação, de Desenvolvimento Institucional, de Extensão e de Administração, levando em consideração as diferenças regionais entre as instituições.

Para Dostler, o desafio é transformar planejamento em ação e ação em resultados. “Temos um desafio complexo e muito intenso nas mãos, porém os gestores do CONIF sabem da importância do planejamento estratégico e querem deixar um legado para os próximos anos. A meta é nortear as ações da entidade até 2020”, disse o diretor-executivo da STEINBEIS-SIBE do Brasil que já atua no mercado nacional e internacional há mais de 20 anos com consultoria nas áreas de estratégia e negócios.

Consolidar a Rede Federal e administrar de forma mais moderna é a missão da nova diretoria do CONIF presidida pelo reitor do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Marcelo Bender Machado e pelos reitores Jerônimo Rodrigues da Silva, Paulo Roberto de Assis Passos, Francisco Roberto Brandão Ferreira e Antonio Venâncio Castelo Branco, do Instituto Federal de Goiás, do Rio de Janeiro, do Maranhão e do Amazonas, respectivamente.

Segundo o reitor do IFAM e diretor de Relações Institucionais do CONIF, professor Antonio Venâncio Castelo Branco, há a forte necessidade em conhecer profundamente a Rede Federal, identificando suas fragilidades a fim de buscar mecanismos para equilibrar as ações.

“Nós do CONIF queremos uma gestão participativa, transparente e de integração sistêmica. E a profissionalização da gestão só acontece quando existe um planejamento coeso norteando as ações. O foco é ser excelência e referência na educação profissional, além de continuar atuando plenamente na defesa dos Institutos Federais”, destacou Castelo Branco.

Mapa Estratégico

Na manhã desta quinta-feira, 25 de maio, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODIN) apresentou os documentos estratégicos que norteiam as ações do Instituto e planeja futuramente uma parceria com a STEINBEIS-SIBE do Brasil para revisar a metodologia empregada e a implantação de um grupo permanente de consultores estratégicos no IFAM.