Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reunião discute impactos da greve no IFAM e soluções para o calendário acadêmico

A reunião ocorreu na sede da Reitoria do IFAM, na manhã da última segunda-feira (17).

por publicado: 18/06/2024 11h21 última modificação: 18/06/2024 14h09

Na manhã da ultima segunda-feira (17), a reitoria do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) organizou uma reunião para abordar os impactos da greve em andamento. Estiveram presentes o reitor, professor Jaime Cavalcante Alves, acompanhado de sua equipe gestora, pais de alunos, representantes do comando de greve do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) e o deputado estadual Wilker Barreto, representando a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

O encontro foi aberto pelo reitor do IFAM, que agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância de esclarecer as informações relacionadas à greve e seus impactos no calendário acadêmico e no processo de aprendizagem dos alunos. "É fundamental que todos estejam cientes da situação e das medidas que estamos tomando para mitigar os efeitos dessa paralisação", afirmou o gestor.

Orçamento e apoio orçamentário

O reitor do IFAM também destacou questões orçamentárias, explicando que cada campus do Instituto possui um orçamento próprio, mas que todos contam com o suporte financeiro da reitoria quando necessário. Essa informação foi crucial para demonstrar o compromisso da gestão com a manutenção das atividades acadêmicas e administrativas, mesmo em tempos de restrições orçamentárias.

Apoio parlamentar

O deputado estadual Wilker Barreto enfatizou seu compromisso em auxiliar nas demandas relacionadas ao atendimento dos alunos, especialmente os alunos com deficiência (PCD). O parlamentar destacou que os deputados podem contribuir por meio de emendas parlamentares para investimentos nos campi, tanto da capital quanto do interior. "Nosso objetivo é garantir que todos os alunos, independentemente de suas condições, tenham acesso a uma educação de qualidade", declarou Barreto.

Preocupações dos pais

Os pais dos alunos tiveram a oportunidade de se manifestar, expressando suas preocupações com os impactos da greve na vida acadêmica de seus filhos, especialmente para os alunos finalistas. Eles enfatizaram a necessidade de reposição das aulas para que esses alunos tenham tempo hábil para participar de processos seletivos em outras instituições. As angústias dos pais refletem a incerteza e a ansiedade geradas pela paralisação.

Esclarecimentos do SINASEFE

O representante do SINASEFE fez um esclarecimento sobre o movimento de greve, explicando que as negociações começaram há muito tempo e que a paralisação é o último recurso em um cenário de negociação. Ele também destacou que, apesar dos desafios, avanços estão sendo feitos. "Estamos buscando o melhor para a educação e para os profissionais envolvidos", afirmou o representante.

Atendimento aos alunos PCD

A pró-reitora de ensino do IFAM, Rosangela Santos, falou sobre os esforços da instituição para atender os alunos com deficiência e as várias ações de apoio a esse público específico. Ela também abordou os impactos da greve no calendário acadêmico, garantindo que a pró-reitoria está atenta e acompanhando de perto a situação. "Nossa prioridade é minimizar os prejuízos aos alunos e garantir que todos tenham as melhores condições de aprendizagem", explicou Rosangela.

Encerramento e compromissos futuros

No encerramento da reunião, o reitor do IFAM abordou questões específicas dos alunos finalistas, esclarecendo que seria inviável manter uma estrutura complexa para atender a um número menor de alunos devido às limitações orçamentárias. Ele também ressaltou que o sistema acadêmico do Instituto continuará aberto para o lançamento de notas e a transferência de alunos, garantindo a continuidade dos processos acadêmicos.

A reunião foi um passo importante para alinhar as expectativas de todos os envolvidos e buscar soluções conjuntas para os desafios apresentados pela greve. A gestão do IFAM, juntamente com os pais, o Sinasefe e os representantes parlamentares, reafirmou seu compromisso com a educação e com o bem-estar dos alunos, buscando minimizar os impactos e garantir a qualidade do ensino.