Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Revista Igapó comemora 10 anos com festa e homenagens

Revista Igapó comemora 10 anos com festa e homenagens

Pioneiros na concepção e criação da Revista estiveram presentes no evento
por Ana Paula Batista publicado: 15/11/2017 12h55 última modificação: 15/11/2017 13h00

Completando 10 anos de vasta produção técnica e científica, nesta terça-feira, 14 de novembro, a Revista Igapó comemorou essa década de conquistas com uma solenidade que homenageou aqueles que foram pioneiros na concepção e criação da Revista, além daqueles que apoiaram de forma institucional ou que tiveram o maior número de artigos publicados.

A cerimônia aconteceu no auditório do CDI 1, do Campus Manaus Centro, e foi conduzida pelo magnífico reitor do IFAM, Antonio Venâncio Castelo Branco, a diretora-geral do campus Manaus Centro, Stela Nunes de Melo, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e  Inovação (PPGI), José Pinheiro de Queiroz Neto, a diretora de Pós-Graduação, Ana Cláudia Ribeiro de Souza e o editor executivo da Revista Igapó, José Roselito Carmelo da Silva.

Segundo o reitor, Antonio Venâncio, o desafio em manter uma revista científica é a constância nas publicações. "Não é fácil manter o ritmo na publicação dos artigos para que se possa formar uma Revista com conteúdo inovador e relevante. E nisso a Igapó tem se destacado a cada nova edição. Por isso, para 2018 investiremos na Editora IFAM e no lançamento de editais que fomentem as publicações", disse o reitor ao citar que atualmente o IFAM possui três revistas técnico-científicas: a Educitec, a Nexus e a Igapó.

O pró-reitor da PPGI informou que o IFAM encerrará o ano de 2017 com 16 patentes, sendo um salto na pesquisa e na inovação dentro do Instituto. Para ele, a instituição amadureceu ao longo de 10 anos e o resultado é reflexo nestas novas conquistas. "Servidores e alunos têm cada vez mais entendido a importância da inovação e os caminhos que a Instituição oferece para que se faça ainda mais pesquisas. Um exemplo de apoio da gestão foi no Mestrado Profissional e muito em breve queremos anunciar o Doutorado Profissional", destacou Pinheiro.

A diretora do CMC, Stela Nunes de Mele parabenizou a comissão executiva da revista e ressaltou que foi a partir de um projeto de Iniciação Científica dos alunos de Produção Publicitária do campus que a Igapó teve início. E para comemorar os 10 anos em grande estilo, a edição comemorativa foi impressa e entregue aos homenageados e aos participantes do evento. Segundo a diretora de pós-graduação do IFAM, Ana Cláudia Ribeiro, muito se perde na oralidade e a perpetuação de ideias se dá é através da escrito. "Não podemos negar que a disponibilização da Igapó em plataforma digital rompe fronteiras e a possibilita a difusão do conhecimento para um público ainda muito maior. Porém, a comemoração dos 10 anos merecia a versão impressa também, pois assim materializamos essa trajetória", afirmou.

Sobre a constância de publicações, o editor executivo da Igapó, disse ser este um dos maiores desafios. "É difícil manter a periodicidade do periódico. Para que a revista seja publicada é necessário ter 15 artigos e até que eles sejam publicados, lidamos com a questão do tempo que os avaliadores levam para efetuar as correções, o tempo da diagramação dentre outros fatores. Mas conseguimos manter a periodicidade e hoje temos o conceito Qualis B4", ressaltando que desde 2012 a Igapó já dispõe de ISSN eletrônico e também pode ser acessada em plataforma digital.

MENÇÕES HONROSAS

E em 10 anos, mais de 200 autores passaram pelas edições da Revista Igapó. Porém, alguns se destacaram pelo número elevado de publicações, pela atuação na editoração ou pelo apoio institucional. E os que receberam as menções honrosas foram: Sonia Maria Melo Lima, autora com o maior número de artigos publicados; Emanuela Freitas de Souza, responsável pela editoração da revista; os editores Libertalamar Brilhalva Saraiva, João Batista Neto e o atual editor executivo, José Roselito Carmelo da Silva e os apoiadores institucionais, a ex pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Ana Mena Barreto, o atual pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, José Pinheiro de Queiroz Neto, o ex-reitor do IFAM, João Martins Dias e o atual reitor, Antonio Venâncio Castelo Branco.

HOMENAGENS

O evento também homenageou aqueles que os foram pioneiros e criadores da Revista Igapó. O professor Everton Arruda coordenou há 10 anos, o projeto de iniciação científica de Amarinildo Osório e Jonas Gomes Junior, hoje professores no IFAM e na UFAM, respectivamente. O editor chefe da Revista também foi surpreendido com a homenagem feita pela diretora de Pós-Graduação, professora Ana Cláudia Ribeiro.

Amarinildo e Jonas foram alunos do curso de Produção Publicitária e conceberam a revista Igapó como instrumento de difusão do conhecimento e das pesquisas desenvolvidas dentro do IFAM.

O evento encerrou-se com um bolo comemorativo e os parabéns para todos aqueles que contribuíram e que ainda contribuem para o desenvolvimento e avanço da pesquisa no Amazonas.

registrado em: ,