Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Revista Igapó lança duas novas edições

Revista Igapó lança duas novas edições

Os lançamentos ocorreram no dia 27 de junho, no auditório do IFAM-CMC.
por publicado: 18/07/2024 09h47 última modificação: 18/07/2024 09h47

No dia 27 de junho, o auditório do Instituto Federal do Amazonas - Campus Manaus Centro (IFAM-CMC) foi palco do lançamento de duas novas edições da Revista Igapó: uma edição regular e uma edição especial. A primeira inclui artigos nas áreas de Agronomia, Geografia e Meio Ambiente, já a segunda  é composta por artigos resultantes da política de qualificação de servidores do Instituto, em parceria com o Programa de Pós-graduação em Gestão e Estratégia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGE-UFRRJ).

Durante o evento, realizado de forma híbrida, diversas falas de autoridades acadêmicas e de convidados especiais destacaram a importância da revista científica e do investimento na qualificação dos servidores. Representando a direção-geral do IFAM-CMC, o professor João Cabral Neto apresentou o histórico de criação da revista, enquanto o editor-chefe da Revista Igapó, professor Gyovanni Ribeiro, destacou o momento atual da revista e a busca contínua por melhorias.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor Paulo Aride, enfatizou a importância da geração de conhecimento e da divulgação científica, e o pró-reitor de Gestão de Pessoas, professor Leandro Amorim, falou sobre a importância da qualificação dos servidores, parabenizando a turma pela conquista. O reitor do IFAM, professor Jaime Cavalcante, destacou o investimento do Instituto na qualificação dos servidores, especialmente dos Técnico-Administrativos em Educação (TAE), e afirmou que esses investimentos continuarão.

A professora Maria Cristina Drumond, representante da UFRRJ, ressaltou o protagonismo dos estudantes e convidou três autores para apresentarem brevemente seus trabalhos. Os alunos do PPGE-UFRRJ, das turmas 1, 2 e 3, estiveram presentes no lançamento das novas edições. Além das falas presenciais, houve a participação remota dos professores do PPGE-UFRRJ, professora Flávia Galinda e professor Daniel Ribeiro, que felicitaram os autores pela publicação e deram as boas-vindas aos novos estudantes do programa.

Conteúdo das edições

Além dos trabalhos nas áreas de Agronomia, Geografia e Meio Ambiente, a edição regular tem a previsão de incorporar novos artigos de outras áreas ao longo do ano, reforçando o caráter multidisciplinar da revista. Já a edição especial é composta por artigos que abordam temas como Gestão de Processos, Gestão da Inovação, Gestão de Pessoas e Políticas Públicas, oriundos de dissertações de mestrado desenvolvidas no próprio IFAM por meio da parceria com o PPGE-UFRRJ.

Sobre a Revista

Lançada em 2007, a Revista Igapó surgiu no então Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas (CEFET-AM), hoje IFAM-CMC. A iniciativa contou com a colaboração de professores e estudantes do curso de Tecnologia em Produção Publicitária.

Inicialmente, o periódico científico visava publicar artigos de servidores do CEFET-AM e pesquisas realizadas na região amazônica. Atualmente, a Revista Igapó integra importantes plataformas de acesso, como Periódicos Capes, e possui Qualis A3, publicando artigos de autores de todo o Brasil.