Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Robótica em escolas públicas de Humaitá é tema de projeto na Reditec 2017

Robótica em escolas públicas de Humaitá é tema de projeto na Reditec 2017

Objetivo é promover a inclusão tecnológica por meio da robótica e facilitar ambientes interativos entre disciplinas
por Ana Paula Batista publicado: 22/11/2017 14h04 última modificação: 22/11/2017 14h04

A ideia era inserir a robótica como instrumento de alfabetização tecnológica para alunos da rede pública e privada do município de Humaitá. Assim surgiu o projeto “Inclusão Tecnológica através da Robótica Educacional“, de autoria dos alunos Jemmy Kilber Bentes, Cássio Robert Sena e orientado pelo professor Francisco Soares do Campus Humaitá.

Segundo eles, a robótica incentiva a criação e exploração de ambientes interativos para o processo de ensino e aprendizagem no estudo de diversas disciplinas. “Além de promover a inclusão tecnológica, ensinamos os professores da rede pública e privada de ensino do município sobre como desenvolver os modelos de robôs mais usados em competições que são: resgate, combate e seguidor de linha”, disse o professor Soares.

O projeto também desenvolveu material didático específico para o curso de Introdução a Robótica, feito em parceria com a secretaria municipal de educação que liberou os professores para participar da qualificação. O curso foi dividido em duas etapas com aulas teóricas e práticas na Escola Municipal Álvaro Maia e no IFAM Campus Humaitá.

Robôs e parcerias

Nesta edição da Reditec, a equipe trouxe o robô para apresentação. O próximo passo e que as escolas parceiras do projeto possam adquirir os kits de robótica educacional. Além disso, o artigo “Iniciação a robótica utilizando simuladores robóticos” está concorrendo a uma bolsa do CNPQ.

A REDITEC

A Reditec conta ainda com a Mostra de Experiências Exitosas nas áreas de Ensino, Pesquisa, Gestão, Extensão e Internacionalização. Foram enviadas 250 propostas e apenas 25 trabalhos foram aceitos. Na mostra, educadores apresentam iniciativas bem sucedidas desenvolvidas nas instituições da Rede. O evento é realizado anualmente pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e pela Setec/MEC.