Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Saúde e qualidade de vida do servidor é tema de evento

Saúde e qualidade de vida do servidor é tema de evento

Atividades ocorrem até esta sexta-feira (12/04), no prédio da Reitoria.
por publicado: 11/04/2019 13h09 última modificação: 11/04/2019 13h09

Com o objetivo de proporcionar condições adequadas para que os servidores possam exercer suas atividades e funções diárias com qualidade e impedir a origem de problemas no ambiente de trabalho, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifam) está realizando a I Semana da Saúde e Qualidade de Vida. O evento teve início ontem (10) e ocorrerá até sexta-feira (12) durante as manhãs, no prédio da Reitoria.

Durante os três dias de evento, serão realizadas palestras e workshop sobre a importância do bem-estar físico, mental e emocional. De acordo com a coordenadora de Benefícios e Qualidade de Vida (CBQV/Ifam), Aline Souza, a ideia é enriquecer o dia a dia dos servidores, principalmente, em virtude de passarem grande parte de seu tempo dentro da instituição, o que muitas vezes pode gerar um extenso impacto sobre a qualidade de suas vidas.

“As atividades foram pensadas a partir da preocupação em buscar servidores mais saudáveis, equilibrados e que, por estarem motivados, busquem a capacitação contínua para realizar suas atividades com segurança e fazer bom uso da energia pessoal”, explicou Souza.

Para a servidora Silvia Martins, é importante quando a instituição se mostra preocupada com o bem-estar integral do servidor. Destacou ainda a preocupação dos organizadores do evento em colocar em cada dia uma dimensão diferente do conceito de saúde e bem-estar, como a relevância de atividades físicas, dores na coluna no ambiente de trabalho e possíveis tratamentos, estratégias mentais para lidar com estresse e situações de conflito e até mesmo musicoterapia para cura de males da alma.

“Eu acredito que despertar esses temas entre os servidores trará um impacto muito positivo sobre as relações interpessoais, sobre o clima organizacional e também sobre a produtividade individual dos servidores, pois nos faz pensar que enquanto colegas de trabalho não somos apenas técnicos, somos antes de tudo seres humanos, e, como tais, precisamos cuidar da nossa saúde mental, física e emocional para que todas as nossas atividades, dentro e fora do trabalho, sejam bem-sucedidas”, disse Martins.

A I Semana da Saúde e Qualidade de Vida faz parte da agenda de atividades voltadas para a valorização do servidor que acontecerá até novembro deste ano.

Programação

Na manhã da quarta-feira (10), as atividades foram voltadas para a importância do treinamento físico e mitos sobre a coluna vertebral, com o educador físico Wellington Silva e o fisioterapeuta Filipe Oliveira.

Já na quinta-feira (11), as atividades tiveram como temática o bem-estar mental com a palestra ‘Despertando gigantes’, com Maycon Tadeu, do Instituto Você-Manaus, e o workshop ‘Ginástica para o cérebro’, com integrantes do Supera Manaus, a partir das 9h08.

Para encerrar a primeira edição do evento, ocorrerão as palestras ‘Estratégias para superar o estresse e prática de mindfulness’, com a psicóloga Dilza Santos, e ‘Musicoterapia: sons para curar os males da alma’, com a psicóloga Ketlen Nascimento, no dia 12 a partir das 9h.