Notícias
Segundo dia do Webinar Parfor/Amazonas inicia com oficinas voltadas para formação de professores
Após as discussões sobre as dificuldades em levar educação aos municípios do Amazonas, principalmente, em tempos de pandemia, ocorridas no primeiro dia do Webinar Interinstitucional Parfor Amazonas, a programação do evento desta terça-feira (20) iniciou com a realização de oficinas voltadas para as áreas do conhecimento na formação de professores. As atividades ocorrem de modo remoto.
As oficinas propostas para o dia de hoje são direcionadas para as licenciaturas ofertadas no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor/Amazonas), nas áreas de conhecimento: Ciências da Natureza (Física; Química; Biologia); Humanas (História; Geografia; Filosofia; Pedagogia; Sociologia); Linguagens (Artes; Letras); Matemática. A formação de professores é realizada pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Como parte da programação do primeiro bloco de oficinas, o professor Márcio Roberto Pereira, da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (SEDUC/AM), demonstrou a confecção de bonecas Abayomi, que são símbolos de resistência dos povos africanos, principalmente das mulheres, na luta contra a escravidão. “A questão é abrir a reflexão sobre a representatividade do povo brasileiro, discutir sobre o racismo estrutural. A partir da produção da boneca, instigar a curiosidade e a criatividade das crianças, trabalhando o preconceito, o racismo e a cultura africana”, explicou o docente da área de Humanas.
Em seguida, no segundo bloco, houve a oficina ‘Dicas para aprimorar o seu Inglês sem sair de casa’, com a professora Tatiana Belmonte, da Faculdade de Letras da UFAM. De acordo com a docente, a prática de idiomas estrangeiros, não somente da Língua Inglesa, deve ser constante. “O aprendizado não pode estar somente em sala de aula, muito menos a um professor como fonte de conhecimento”, disse Belmonete que, durante sua explanação, também apresentou dicas para um melhor aprendizado, como apps de dicionários e o contato com conteúdos do idioma inglês através de músicas disponíveis no Youtube.
O webinar encerra hoje, após a realização da palestra ‘O Parfor na formação de professores de Ensino Religioso no Amazonas: percurso e desafios’, com o professor Diego Omar da Silveira (UEA), às 14h30. Logo no início da tarde, às 13h30, acontece o minicurso ‘Limites e possibilidades na formação em serviço’, com o professor Washington Aguiar de Almeida (UEA).
Sobre o webinar
Desde ontem, representantes do IFAM, UFAM e UEA estão reunidos remotamente para compartilhar experiências institucionais do Parfor/Amazonas. Em vigência desde 2009, o programa foi criado para permitir a professores em exercício na rede pública de educação básica o acesso à formação superior exigida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
O evento tem como objetivo socializar as experiências institucionais do Parfor no Amazonas, discorrer sobre a educação em tempo de pandemia e desafio da formação de professores no século XXI, além de expor oficinas envolvendo as áreas do conhecimento na formação de professores/as e realização de minicursos envolvendo a formação do Parfor.
Para acompanhar a programação do webinar é só acessar o link: https://www.even3.com.br/iwiopa2020/