Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Segundo dia do Webinar Parfor/Amazonas inicia com oficinas voltadas para formação de professores

Programação do webinar segue até a tarde desta terça-feira (20). O evento é uma parceria entre IFAM, UFAM e UEA.
por publicado: 20/10/2020 11h34 última modificação: 20/10/2020 11h45

Após as discussões sobre as dificuldades em levar educação aos municípios do Amazonas, principalmente, em tempos de pandemia, ocorridas no primeiro dia do Webinar Interinstitucional Parfor Amazonas, a programação do evento desta terça-feira (20) iniciou com a realização de oficinas voltadas para as áreas do conhecimento na formação de professores. As atividades ocorrem de modo remoto.

As oficinas propostas para o dia de hoje são direcionadas para as licenciaturas ofertadas no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor/Amazonas), nas áreas de conhecimento: Ciências da Natureza (Física; Química; Biologia); Humanas (História; Geografia; Filosofia; Pedagogia; Sociologia); Linguagens (Artes; Letras); Matemática. A formação de professores é realizada pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Como parte da programação do primeiro bloco de oficinas, o professor Márcio Roberto Pereira, da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (SEDUC/AM), demonstrou a confecção de bonecas Abayomi, que são símbolos de resistência dos povos africanos, principalmente das mulheres, na luta contra a escravidão. “A questão é abrir a reflexão sobre a representatividade do povo brasileiro, discutir sobre o racismo estrutural. A partir da produção da boneca, instigar a curiosidade e a criatividade das crianças, trabalhando o preconceito, o racismo e a cultura africana”, explicou o docente da área de Humanas.

Em seguida, no segundo bloco, houve a oficina ‘Dicas para aprimorar o seu Inglês sem sair de casa’, com a professora Tatiana Belmonte, da Faculdade de Letras da UFAM. De acordo com a docente, a prática de idiomas estrangeiros, não somente da Língua Inglesa, deve ser constante. “O aprendizado não pode estar somente em sala de aula, muito menos a um professor como fonte de conhecimento”, disse Belmonete que, durante sua explanação, também apresentou dicas para um melhor aprendizado, como apps de dicionários e o contato com conteúdos do idioma inglês através de músicas disponíveis no Youtube.

O webinar encerra hoje, após a realização da palestra ‘O Parfor na formação de professores de Ensino Religioso no Amazonas: percurso e desafios’, com o professor Diego Omar da Silveira (UEA), às 14h30. Logo no início da tarde, às 13h30, acontece o minicurso ‘Limites e possibilidades na formação em serviço’, com o professor Washington Aguiar de Almeida (UEA).

Sobre o webinar

Desde ontem, representantes do IFAM, UFAM e UEA estão reunidos remotamente para compartilhar experiências institucionais do Parfor/Amazonas. Em vigência desde 2009, o programa foi criado para permitir a professores em exercício na rede pública de educação básica o acesso à formação superior exigida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

O evento tem como objetivo socializar as experiências institucionais do Parfor no Amazonas, discorrer sobre a educação em tempo de pandemia e desafio da formação de professores no século XXI, além de expor oficinas envolvendo as áreas do conhecimento na formação de professores/as e realização de minicursos envolvendo a formação do Parfor.

Para acompanhar a programação do webinar é só acessar o link: https://www.even3.com.br/iwiopa2020/