Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Semana intensa de treinamento para os TSAT

Notícias

Semana intensa de treinamento para os TSAT

A partir do dia 26, TSAT começaram a ser deslocados para os municípios onde atuarão no pleito 2016
por Ana Paula Batista publicado: 19/09/2016 14h39 última modificação: 19/09/2016 14h39

Iniciou nesta segunda-feira, 19, no Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM) – Campus Manaus Centro - a fase prática do treinamento dos técnicos de transmissão (TSAT) que atuarão nas eleições 2016 em todo o Amazonas. O curso acontece até sexta-feira, 23, onde os profissionais selecionados conhecem o equipamento que será utilizado e como manuseá-lo durante o pleito.

O secretário de Tecnologia da Informação do TRE-AM, Rodrigo Camelo, destacou que na sexta-feira, todos os técnicos de transmissão dos estados da Região Norte e do Mato Grosso do Sul estarão simultaneamente simulando a transmissão de dados de uma eleição.

“Este simulado acontecerá às 14h (horário de Manaus) e tem por objetivo testar a transmissão de dados e a rede satelital. Além disso, vamos fazer a simulação da transmissão de boletim de urna, a fim de verificar se os técnicos estão procedendo da maneira correta”, disse Camelo revelando que a partir do dia 26 de setembro, começará o deslocamento dos técnicos para as zonas eleitorais no interior.

E participando pela terceira vez como TSAT nas eleições, Dayana Rodrigues, destaca o sentimento de orgulho em fazer parte do processo eleitoral. “Já participei outras vezes e sempre aprendemos algo novo, pois o sistema está sendo sempre melhorado e aperfeiçoado. Este ano vou ter a oportunidade de trabalhar em uma área indígena em Maués, o que me deixa orgulhosa presenciar que a democracia e o direito ao voto estão chegando a todos os lugares”, afirmou.

Para o reitor do IFAM, Antonio Venâncio Castelo Branco, a parceria entre o IFAM e o TRE-AM deve continuar em outros projetos. “Fomos parceiros na otimização do recadastramento biométrico nos municípios do Careiro e Autazes e agora na capacitação dos técnicos de urna e de transmissão para o pleito 2016. Parceria esta que tem dado certo e que com certeza deve continuar em projetos futuros”, destacou Castelo Branco.