Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário sobre educação de jovens e adultos discute trajetórias viáveis de inclusão

Notícias

Seminário sobre educação de jovens e adultos discute trajetórias viáveis de inclusão

A cerimônia de abertura do evento ocorreu na tarde da última quinta-feira (14), no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.

por publicado: 19/09/2023 10h47 última modificação: 19/09/2023 10h47

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) oferece a oportunidade de inserção e inclusão social, por meio da formação profissional com escolarização para pessoas acima de 18 anos e que tenham concluído o Ensino Fundamental. A partir da finalidade e da importância dessa modalidade de ensino, o Instituto Federal do Amazonas (IFAM) sediou o Seminário EJA 2023, com o objetivo de ser um espaço de reflexão, discussão e socialização das práticas desenvolvidas por profissionais que trabalham na Educação de Jovens e Adultos nas redes públicas de ensino.


Em 2023, o seminário teve como tema ‘Sujeitos da EJA: trajetórias viáveis de inclusão’, e reúne pesquisadores e estudantes da área da Educação interessados em divulgar suas pesquisas para o aperfeiçoamento e inovação das práticas docentes na Educação de Jovens Adultos. A cerimônia de abertura ocorreu na tarde da última quinta-feira (14), no auditório Deputado Belarmino Lins da Assembleia Legislativa do Amazonas, em Manaus-AM. O evento é promovido pela Pró- Reitoria de Ensino (PROEN/IFAM), por meio da Diretoria de Educação Básica e Superior e da Coordenação Geral do Programa EJA Integrada EPT. 

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) oferece a oportunidade de inserção e inclusão social, por meio da formação profissional com escolarização para pessoas acima de 18 anos e que tenham concluído o Ensino Fundamental. A partir da finalidade e da importância dessa modalidade de ensino, o Instituto Federal do Amazonas (IFAM) está sediando o Seminário EJA 2023, com o objetivo de ser um espaço de reflexão, discussão e socialização das práticas desenvolvidas por profissionais que trabalham na Educação de Jovens e Adultos nas redes públicas de ensino.

Em 2023, o seminário tem como tema ‘Sujeitos da EJA: trajetórias viáveis de inclusão’, e reúne pesquisadores e estudantes da área da Educação interessados em divulgar suas pesquisas para o aperfeiçoamento e inovação das práticas docentes na Educação de Jovens Adultos. A cerimônia de abertura ocorreu na tarde desta quinta-feira (14), no auditório Deputado Belarmino Lins da Assembleia Legislativa do Amazonas, em Manaus-AM. O evento é promovido pela Pró- Reitoria de Ensino (PROEN/IFAM), por meio da Diretoria de Educação Básica e Superior e da Coordenação Geral do Programa EJA Integrada EPT. 

A cerimônia de abertura contou com a presença de representantes de instituições que atuam na oferta de cursos na modalidade Educação de Jovens e Adultos. Na ocasião, a coordenadora de EJA e Certificações e coordenadora-geral do Programa EJA Integrada EPT do IFAM, pedagoga Clisivânia Duarte de Souza, agradeceu a equipe envolvida no seminário e na realização das atividades voltadas para a Educação de Jovens e Adultos. “É um momento tão importante para nós porque demarca um ciclo feito a muitas mãos. Gratidão pelas tantas pessoas envolvidas nesse processo, incluindo nossos parceiros institucionais”, disse.

A diretora de Desenvolvimento da Educação Básica e Superior do IFAM, pedagoga Evellyze Pinho, parabenizou a equipe responsável pela realização das ações voltadas para EJA.”O programa EJA é um trabalho inenarrável e eu gostaria de parabenizar a equipe gestora e todos os coordenadores, professores e pedagogos que estiveram envolvidos na mudança, da transformação, da realização da missão do IFAM na vida de tantas pessoas. É emocionante estar aqui porque esse evento foi pensado na culminância desse programa. Nós chegamos até aqui, passamos por uma pandemia. Olha a dimensão de tudo que foi realizado, quantas mãos estiveram envolvidas para que chegássemos até aqui. Chegar até aqui foi vivenciar uma caminhada dialógica, realizada com cada participante, seja qual for a função que ele estava, seja discente, docente ou pedagogo. Agradeço e parabenizo a cada um que esteve envolvido. A todos os nossos parceiros do Norte que estão aqui hoje, que prazer ter vocês aqui conosco”, afirmou.

A pró-reitora de Ensino do IFAM, pedagoga Rosângela Santos da Silva, compartilhou a trajetória do IFAM na oferta do ensino por meio da modalidade EJA. “É uma alegria imensa receber todos vocês, contar com a parceria. Esse evento foi pensado desde 2019, quando começamos o planejamento dessa ação que nós chamamos de EJA Integrada EPT. E contando com a parceria do Pará e do Tocantins nesse processo, recordo que, em 2012, os Institutos Federais receberam essa missão que, apesar de desafiadora, é gratificante em poder levar a educação de jovens e adultos a quem realmente precisa. O IFAM estava nesse momento, ainda não conseguimos chegar em todos os municípios, mas o Instituto Federal do Amazonas está buscando a interiorização, e foi modelo de projeto para outros institutos federais. Estar aqui hoje nesse momento de culminância é emocionante, pois é um trabalho realizado a muitas mãos. Agradeço a todos que puderam participar e dar a sua contribuição nesse projeto que transforma vidas”, compartilhou.

Representando o reitor do IFAM, a pró-reitora de Extensão, professora Maria Francisca Morais de Lima, reforçou a importância da educação de jovens e adultos. “Começo agradecendo o apoio e a participação de todas as pessoas que estão aqui na mesa de abertura. Eu trabalhei por muitos anos na EJA, essa modalidade tem uma importância tremenda, e ela é responsável por fazer com que a instituição trabalhe não somente a questão da igualdade, mas da equidade social. A palavra que me descreve agora é gratidão. E a certeza que nós estamos no caminho certo. Agradeço às instituições e representações que militam nessa causa da educação de jovens e adultos. Vocês podem ter certeza que sempre terão um parceiro no IFAM”, declarou.

Participaram ainda da mesa de abertura o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor Paulo Henrique Rocha Aride, o pró-reitor de Gestão de Pessoas, professor Leandro Amorim Damasceno, o diretor de Educação a Distância, professor Gustavo Galdino Rodrigues Bernhard, a diretora de Extensão e Produção do IFAM, pedagoga Aline Zorzi Schultheis de Freitas, e a diretora-geral da Fundação Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização do IFAM (FAEPI),Luana Marinho Monteiro.

Conferência de abertura e mesa-redonda

Após a cerimônia de abertura, ocorreu a conferência ‘Paulo Freire e a Educação de Jovens e Adultos’, com a participação do professor José Eustáquio Romão, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (Uninove). A atividade teve a mediação da pedagoga Clisivânia Duarte de Souza, do IFAM.

Em seguida, teve início a mesa-redonda ‘Desafios e perspectivas contemporâneas da EJA sob um olhar da região Norte’, com as servidoras Jaqueline Pereira Araújo, do Instituto Federal do Pará (IFPA), Poliana Martins Marinho Barros, do Instituto Federal de Tocantins (IFTO), e Clisivânia Duarte de Souza, do IFAM. A professora Luene Cristina Santos de Almeida, do IFAM, foi responsável pela mediação da atividade.


Programação

O seminário seguiu até a sexta-feira (15). As atividades aconteceram no IFAM-Campus Manaus Centro, com palestras, comunicação de pesquisas e relatos de experiências pedagógicas dos Institutos Federais de Educação e das Secretarias de Educação, salas temáticas sobre a EJA no contexto amazônico e mesas-redondas. O evento teve transmissão pelo canal do IFAM no Youtube (TV IFAM).

Confira a programação completa: https://www.even3.com.br/seminario-eja-norte-356176/