Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidor do IFAM-CMZL recebe prêmio do Conselho Regional de Biblioteconomia

Notícias

Servidor do IFAM-CMZL recebe prêmio do Conselho Regional de Biblioteconomia

Premiação ocorreu na manhã desta quarta-feira (03), durante sessão especial em alusão ao Dia do Bibliotecário e ao Dia Nacional da Biblioteca.
por publicado: 04/05/2023 12h37 última modificação: 04/05/2023 12h37

O Conselho Regional de Biblioteconomia da 11ª Região (CRB11) realizou a  8ª edição do Prêmio Genesino Braga, na manhã desta quarta-feira (03), durante sessão especial no auditório Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), em Manaus-AM. Um dos agraciados foi o bibliotecário Diego Leonardo de Souza Fonseca, do Instituto Federal do Amazonas - Campus Manaus Zona Leste (IFAM-CMZL). O servidor foi premiado na categoria Bibliotecário Pesquisador.

O prêmio tem como objetivo reconhecer bibliotecários, organizações e personalidades que, pelo desempenho e capacidade profissional, destacaram-se no exercício de suas funções e elevaram a Biblioteconomia ou a Categoria Bibliotecária perante a sociedade nos Estados do Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia. A premiação fez parte da sessão especial proposta pelo presidente da Comissão de Educação da Aleam, deputado Cabo Maciel (PL), em homenagem ao Dia do Bibliotecário (12 de março) e ao Dia Nacional da Biblioteca (09 de abril). 

O evento é um momento de reconhecimento do trabalho dos bibliotecários e da Biblioteconomia para a sociedade. Para Fonseca, o prêmio demonstra que os Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) do IFAM também são pesquisadores e produzem conhecimento. “As ações realizadas pelos bibliotecários têm evidenciado a importância da atuação frente às demandas do IFAM. Somos hoje um nicho profissional que atua em diferentes frentes, para além dos muros das bibliotecas, como nas atividades de pesquisa e extensão”, disse. 

Segundo o bibliotecário, a premiação é uma conquista profissional de grande valor para sua carreira. “Sobretudo, é um reconhecimento da minha atuação na Biblioteconomia. Considero que é fruto de um esforço coletivo de tantos outros profissionais que me ajudaram e ajudam nessa caminhada, inclusive do IFAM”, afirmou.

Fonseca é aluno do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Engenharia de Produção e Especialista com MBA Executivo em Engenharia de Produção e Gestão em Engenharia da Qualidade Total pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Especialista em Gestão Tecnológica da Informação pela Escola Superior da Amazônia. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Têm experiências nas áreas da Gestão Documental, Arquivística e Tratamento Técnico de Material Informacional. É membro do Grupo de Pesquisa Gestão da Informação e Conhecimento na Amazônia (GICA/UFAM) e do grupo de divulgação científica ‘Ciência Brasileira é de Qualidade’.

Prêmio Genesino Braga no IFAM

Em edições anteriores do prêmio, as bibliotecárias Karina Sales, do Núcleo Geral de Bibliotecas do IFAM, e Beatriz Dias, do IFAM-CMZL, foram premiadas nas categorias Bibliotecário Destaque (2016) e Bibliotecário Inovador (2019), respectivamente.