Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidores participam de capacitação in company

Notícias

Servidores participam de capacitação in company

Curso de Gestão de Documentos Públicos acontece até sexta-feira, 10, no Campus Manaus Centro
por Ana Paula Batista publicado: 06/02/2017 10h23 última modificação: 06/02/2017 10h26

Para garantir que uma organização pública ou privada funcione de forma eficiente é de suma importância que haja a gestão eficiente de documentos. E a partir dessa premissa, o Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM) por meio da Pró-reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) está ofertando aos servidores que atuam no arquivo ou protocolo dos campi, a oportunidade de participar do curso in company "Gestão de Documentos Públicos". O curso acontece até a próxima sexta-feira, 10, no auditório do CDI-3, no Campus Manaus Centro. 

Na abertura do curso, a Pró-reitora de Planejamento e Administração, Josiane Faraco, destacou a importância do aprimoramento das habilidades técnicas dos servidores. "Durante essa semana vocês irão absorver todo o conhecimento e ficam com a missão de multiplicar o que foi aprendido nos seus respectivos campi. Além disso, a gestão concretiza uma de suas metas que é o proporcionamento de cursos in company para os servidores", destacou. 

"Após a aquisição do Sistema Integrado de Gestão (SIG) geramos uma economia de 80% no uso de papel", informou o reitor, Antonio Venâncio Castelo Branco. Segundo ele, a organização dos documentos e dos arquivos garante transparência e, principalmente, melhora o acesso do usuário à informação.

"Lidamos no Instituto com documentos da década de 40 que precisam ser preservados. Hoje, somos uma instituição de vanguarda e já utilizamos apenas processos digitais. Nosso objetivo é construir uma política de gerenciamento de documentos que coloque os campi no mesmo nível e também conseguir certificar um setor com o ISO de qualidade", destacou.

O curso é ministrado pelo arquivista do Ministério Público Federal (MPF), Konrad Amaral. Ele destacou que para que a gestão documental de fato ocorra, é importante que haja a sensibilização da gestão para isso. "Já fico feliz com o posicionamento do reitor Venâncio que entende a importância da otimização e conservação da história documental do Instituto. Nosso objetivo aqui é ensinar as ferramentas para colocar isso em prática", falou.