Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Simpósio de Especialidades Veterinárias da Amazônia

Simpósio de Especialidades Veterinárias da Amazônia

IFAM Campus Manaus Zona leste sedia o SEVA.

Simpósio de Especialidades Veterinárias da Amazônia inicia programação com palestras e apresentações de trabalhos científicos.
publicado: 24/05/2019 15h27 última modificação: 24/05/2019 15h27

Incentivar os acadêmicos na busca de novos conhecimentos e mostrar as potencialidades de ensino e pesquisa que a medicina veterinária possui a partir da vasta biodiversidade da região Amazônica. São alguns dos objetivos do I Simpósio de Especialidades Veterinárias da Amazônia (Seva), promovido pelo Campus Manaus Zona Leste (CMZL). O evento teve início na manhã desta sexta-feira (24) e segue até o próximo domingo (26).

Durante a abertura do evento, o diretor geral do CMZL, professor Jaime Cavalcante, destacou que o Seva é um marco para a medicina veterinária no Amazonas, pois coloca o Ifam, em especial o CMZL, no cenário de discussões sobre o ensino, pesquisa e extensão na área da medicina veterinária.

“Há uma demanda reprimida do ensino, pesquisa e extensão na área da medicina veterinária. É um vasto campo para pesquisa e precisa que sejam desenvolvidas ações, pesquisas e metodologias de ensino que possam atender as realidades da região Amazônica. Uma região que possui características próprias tanto econômicas quanto sociais, sem esquecer de propor ideias e ações que visem o desenvolvimento sustentável”, disse.

Única instituição do Amazonas a oferecer gratuitamente vagas para graduação em medicina veterinária, o Ifam possui a primeira clínica escola do curso, em funcionamento desde 2018. De acordo com o reitor do Instituto, professor Antonio Venâncio Castelo Branco, há a intenção de construir um hospital veterinário até 2022.

“Queremos que o curso seja referência na região Norte. Pretendemos ampliar a estrutura do curso que hoje conta com uma clínica veterinária. Almejamos chegar a hospital, pois sabemos da necessidade de um espaço com mais serviços e que possibilite a aprendizagem dos alunos”, ressaltou.

Na ocasião, o reitor também falou sobre a parceria com o Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal. Durante seis meses, alunos do curso de medicina veterinária realizaram intercâmbio na instituição portuguesa e tiveram a oportunidade de trocar experiencias com estudantes de vários países. Ao retornar para o Brasil, receberam a missão de multiplicar e socializar o conhecimento adquirido fora do país.

Programação

Durante os três dias de evento, serão realizadas palestras com profissionais de diversas instituições de ensino e pesquisa do Brasil. Na tarde de sábado (25), ocorrerão sessões de pôsteres e apresentações de trabalhos científicos. No domingo (26), acontecerá o encerramento do simpósio e a premiação dos melhores trabalhos.

O Seva é realizado por alunos e professores do curso de Medicina Veterinária do Campus Manaus Zona Leste, e tem como presidente da comissão organizadora do simpósio, o professor Rodrigo Amaral.

Confira a programação completa.