Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Startups do IFAM participam de desafio Coca-Cola

Notícias

Startups do IFAM participam de desafio Coca-Cola

O evento Coca-Cola Open Up será realizado durante 3 dias a bordo de um navio pelo Rio Amazonas.
publicado: 17/06/2016 09h46 última modificação: 20/06/2016 08h10

As empresas "Coaraci" e "Na Floresta Alimentos Amazônicos" participantes do Hotel Tecnológico e da incubadora do Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM) participarão entre os dias 26 a 28 de junho, de um programa de imersão chamado Coca-Cola Open Up em parceria com a Artemisia Aceleradora. O objetivo é buscar soluções aos desafios da região Amazônica a bordo de um navio no trajeto Parintins-Manaus.

Apenas 12 projetos que estão em estágio mínimo de protótipo, ou seja, que tem um produto ou serviço desenvolvido e em fase de testes é que foram selecionados pela Coca-Cola para participar destes dias de imersão.


A empresa COARACI , comandada pela estudante de graduação em Tecnologia de Processos Químicos, do Campus Manaus Centro (CMC), Suane Viana quer garantir a segurança alimentar na mesa do consumidor amazonense, oferecendo um tucupi com certificado de origem e técnicas fabris adequadas ao produto. A COARACI quer dispor a identidade Amazônica às demais regiões do país, aplicando o conceito de sustentabilidade e tendo um perfil de Empreendedorismo Social. 

Pioneira na fabricação de chocolates utilizando amêndoas de cacau de várzea nativo, a empresa Na Floresta está incubada na AYTY desde 2014 e produz chocolates em barras com diferentes graduações de cacau, amêndoas e essências amazônicas.

O produto está em processo de desenvolvimento no laboratório de Química de Alimentos do CMC, sob a orientação da Profª. Drª. Lúcia Boeira e com a participação de duas bolsistas. Segundo o proprietário da empresa, Artur Bicelli Coimbra, é importante que a figura do cacauicultor seja valorizada, focando principalmente na redução de exploração dos recursos naturais que estão sendo explorados e comercializados de forma ilegal. 

A Coca-Cola Open Up em parceria com a Artemisia Aceleradora procura apoiar empresas que atuem nos setores de agricultura sustentável, água, empreendedorismo, saúde/bem estar e sociobiodiversidade. 

Foto: Lana Santos

registrado em: , ,