Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Tecnologia aplicada é foco no 2º dia de Connepi

Notícias

Tecnologia aplicada é foco no 2º dia de Connepi

Projetos do IFAM foram apresentados durante a Mostra Tecnológica
por Ana Paula Batista publicado: 08/12/2016 15h57 última modificação: 08/12/2016 16h03

O stand do Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM) foi um dos mais visitados durante a Mostra Tecnológica do XI Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi) que acontece até amanhã, 09 de dezembro, no Hotel Ritz Lagoa da Anta.

Produtos amazônicos chamaram a atenção dos visitantes e participantes do evento. O fermentado de açaí e as balas de gelatina de cupuaçu e camu-camu são projetos de pesquisa de autoria da professora do Campus Manaus Centro, Lucia Boeira. Segundo a pesquisadora, o objetivo é agregar valor ao produto e a matéria-prima por meio da tecnologia aplicada nos frutos amazônicos.

Uma das iguarias mais apreciadas na culinária amazônica é o tucupi. E foi a partir dele que a finalista do curso de Tecnologia em Processo Químicos, do Campus Manaus Centro (CMC), Suane Viana, desenvolveu técnicas para que o produto tenha maior durabilidade nas prateleiras do mercado.

A matéria-prima é fornecida pela Cooperativa de Produtores da Agricultura Familiar do Japuá (COOPAFJA), localizada em Autazes. A expectativa é que o “tucupi de prateleira” chegue ao consumidor final em meados de março de 2017.

“Infelizmente, o processo de extração do tucupi ainda é muito rústico e o modo como ele é feito inviabiliza a inserção no mercado. Por isso, desenvolvemos a técnica do ultracongelamento, onde a -40Cº conseguimos impedir as interações dos compostos. Isso faz com que aumente o tempo de durabilidade nas prateleiras”, ressaltou a empreendedora que já conseguiu finalizar o processo de patente.  e tem a meta de produzir mensalmente 10 mil litros de tucupi.

Com o objetivo de melhorar a navegação e até reduzir o consumo de combustível das embarcações, o professor do Campus Manaus Distrito Industrial (CMDI), Flávio Soares, desenvolveu o hidrofólio ‘maleável’ que faz com que o barco navegue mais rápido com uma propulsão menor. O projeto já está em processo de patente.