Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 'Transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o Amazonas' é o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFAM 2021

Evento ocorre até a próxima quarta-feira (15). Na programação estão previstas palestras, minicursos, oficinas, exposições e mesas-redondas.
por última modificação: 13/06/2022 11h32

Na manhã desta segunda-feira (13), ocorreu o início da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Nesta edição, o tema proposto é ‘A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o Amazonas’. Promovida pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPGI) do Instituto, a abertura sistêmica do evento ocorreu no formato remoto com a participação da comunidade acadêmica e externa da instituição.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFAM é uma ação integrada, multicampi, na qual as unidades da instituição promovem um único evento que visa despertar a interdisciplinaridade e transversalidade de conhecimentos técnico culturais de estudantes e servidores de forma a aproximar ciência e tecnologia da população,  divulgando e popularizando a ciência no Estado do Amazonas. Devido às mudanças impostas pela pandemia da Covid-19, a SNCT 2021 está ocorrendo agora em 2022 em formato híbrido.

O pró-reitor da PPGI, professor Jucimar Brito de Souza, explicou sobre o adiamento do evento de 2021 para este ano, e afirmou que a próxima edição deve ocorrer ainda em 2022, seguindo o calendário nacional da Semana. “Ano passado não conseguimos realizar a SNCT, e decidimos pelo adiamento para o ano de 2022, devido a questões relacionadas à pandemia da Covid-19. Para 2022, acreditamos que teremos a edição do ano corrente. Na edição que inicia hoje, o tema reforça que a ciência tem que ser transversal e perpassar por diversas áreas do conhecimento, pensando sempre no bem comum e na melhoria da qualidade social da população, na melhoraria da qualidade econômica”, explicou.

O reitor do IFAM, Jaime Cavalcante Alves, destacou a importância da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão na busca pelo fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação. “Essa união só quem ganha são nossos estudantes que passam a ter uma formação mais integral. Quando a união do ensino, pesquisa e extensão se fortalece, também um aluno se envolve mais nas ações da instituição. Essa união traz benefícios para os nossos estudantes. Buscamos sempre fortalecer a ciência, tecnologia e inovação na formação de nossos estudantes”, afirmou.

Palestra de abertura

O professor Agnaldo Freire, do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e superintendente de Inovação na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti-BA), proferiu a palestra magna ‘O papel dos ecossistemas de inovação e empreendedorismo para a geração de impacto na sociedade’. O palestrante apontou o empreendedorismo como alternativa para os alunos desenvolverem suas carreiras. “O Instituto forma para o mercado, para o mundo do trabalho, mas uma alternativa que é muito interessante é empreender. Eu preciso procurar somente o emprego em uma boa empresa, em uma grande multinacional ou nacional? Ou posso também ter um olhar e uma formação que me permita desenvolver meu próprio negócio com qualidade? Precisamos cada vez mais intensificar a capacidade e as habilidades dessas áreas para esses alunos optarem em desenvolver as suas carreiras pelo empreendedorismo”, disse.

Ainda durante a solenidade de abertura da SNCT, o cantor Nicolar Jr. foi a atração do momento cultural.

Programação SNCT-IFAM

Amanhã, a partir das 9h, ocorre a mesa-redonda sistêmica ‘O papel das instituições de ensino e pesquisa no apoio ao empreendedorismo no Amazonas’, com as professoras Olinda Maria Figueira Canhoto, do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), e a gestora sistêmica da Incubadora de Empresas (Ayty-IFAM), Márcia Bacovis. O professor Paulo Aride é responsável pela mediação. No segundo dia, a banda Alien é a atração do momento cultural, e ocorre a apresentação dos vencedores do 2º Prêmio da Jornada Técnico Científica (Jortec-IFAM 2021).

Na programação estão previstas ainda palestras, minicursos, oficinas, exposições e mesas-redondas. O evento ocorre no formato híbrido, com atividades on-line, promovidas pela PPGI, através do canal do Youtube TV IFAM, e presenciais realizadas pelos campi. A participação é gratuita e aberta à comunidade.

Sobre a SNCT

A Semana foi instituída pelo Decreto Presidencial de 9 de junho de 2004, e é realizada anualmente durante o mês de outubro, sob coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Tem como objetivo mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. A SNCT tem como proposta mostrar a importância da ciência e da tecnologia na vida de todos e para o desenvolvimento do país, oferecendo também uma oportunidade para a população brasileira conhecer e discutir os resultados, a relevância e os impactos da pesquisa científico-tecnológica, principalmente daquelas realizadas no Brasil, e suas aplicações.

O evento conta com a colaboração e participação das secretarias estaduais e municipais de educação, secretarias de ciência e tecnologia, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

A próxima edição da SNCT, prevista para ocorrer em outubro deste ano, tem como tema o ‘Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil’. O objetivo é refletir sobre a independência do país, que completa dois séculos em 2022, e como a ciência e tecnologia contribuíram para o crescimento do país desde então.