Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Tratativas para implantação do IFAM no município de Apuí

Tratativas para implantação do IFAM no município de Apuí

Avançam as tratativas para a implantação de um centro de referência do IFAM no Município de Apuí.

por última modificação: 03/12/2019 13h31

No último sábado dia 30 de novembro, o reitor do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), professor Antonio Venâncio Castelo Branco, o deputado federal Átila Lins e o deputado estadual Belarmino Lins viajaram para o município de Apuí para dar início às tratativas para implantação de um centro de referência da instituição na cidade.

A reunião ocorreu no auditório da biblioteca municipal Coriolano Fadoul, onde estiveram presentes o prefeito Antonio Roque Longo e o vice-prefeito Marcos Lise.

Assim como fez no município de Nova Olinda do Norte, o deputado Átila Lins também apoia a implantação do centro de referência em Apuí. “A implantação do centro de referência irá proporcionar ensino técnico de qualidade para os jovens da região, fazendo com que esses jovens possam permanecer em sua cidade e contribuir para o desenvolvimento da região” disse.

Para o reitor do Ifam, “essa é uma ocasião histórica para a educação no município, pois foi onde se deram os trabalhos inicias para a implantação de um centro de referência de educação profissional e tecnológica no município” disse. Ainda segundo o gestor, os cursos a serem ofertados levam em consideração os Arranjos Produtivos Locais (APL), uma vez que as políticas do Instituto são voltadas à educação para a sustentabilidade na Amazônia.

Qualidade assegurada

Quando indagado sobre a qualidade do ensino no centro de referência, o reitor do IFAM esclareceu “A qualidade do ensino se mantém, pois, os professores que irão ministrar as aulas são do Instituto, mestres e doutores que serão deslocados do Campus mais próximo, nesse caso o Campus de Humaitá, e eventualmente de Manaus, o que garante a continuidade na qualidade do ensino” disse.

Desafio

O deputado Átila Lins propôs um desafio: ministrar a aula inaugural no mês de março de 2020. Castelo Branco destacou que essas primeiras ações resultam em alguns desdobramentos e, para que a implantação do centro de referência torne-se realidade, é muito importante a parceria da administração do município nesse processo. O instituto fará com que essa realização dentro da legalidade seja possível.

Sobre o município

Apuí está situada a cerca de 408 quilômetros de Manaus em linha reta, a cidade não está localizada na calha de nenhum rio o que impossibilita o acesso por via fluvial. Assim o percurso é feito por via terrestre através da BR-319 (trecho Manaus-Humaitá), aproximadamente 700 quilômetros, depois é preciso seguir cerca de 400 quilômetros pela BR-230 (Transamazônica) para chegar ao município de Apuí. Há também a possibilidade por via aérea, próximo de duas horas de voo, pois o município dispõe de pista aérea, bastante utilizada por aviões utilizados na agricultura.

Famosa por seu rodeio considerado patrimônio cultural e imaterial do Amazonas, a cidade tem população estimada em 25 mil habitantes e tem como sua principal fonte de renda o agronegócio e atividades ligadas ao setor primário.