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Uma grande conquista durante a discussão da matriz orçamentária do Conif para 2020.

Uma grande conquista durante a discussão da matriz orçamentária do Conif para 2020.

Uma grande conquista durante a discussão da matriz orçamentária do Conif para 2020.
publicado: 17/06/2019 17h13 última modificação: 02/07/2019 09h38

Na última quinta-feira dia 13 de junho, estiveram presentes no Conselho Nacional dos Institutos Federais de Educação (CONIF) reitores e pró-reitores de diversas regiões do País, entre eles o reitor do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) professor Antonio Venâncio Castelo Branco e a pró-reitora de planejamento e administração do (IFAM) professora Josiane Faraco Andrade Rocha.

Em pauta estava a discussão sobre a matriz orçamentária (CONIF) para o ano de 2020. Ano após ano a matriz é discutida e formulada com o intuito de estabelecer parâmetros para que os IF’s sejam atendidos em suas demandas financeiras. Porem esse ano pela primeira vez os IF’s da região norte conseguiram que fosse incluído na matriz orçamentária o “custo amazônico”, uma reivindicação antiga dos IF’s da região norte.

Em várias oportunidades o custo amazônico foi mencionado e discutido com outras instituições e autoridades, “tratar os diferentes como diferentes” essa é a fala do reitor do (IFAM) professor Antonio Venâncio Castelo Branco quando falou a comissão de integração nacional, desenvolvimento regional e da Amazônia.

Confira em: http://bit.ly/Reitor_do_IFAM_na_Cimissão_da_Amazônia

Na oportunidade o reitor do (IFAM) falou sobre os desafios de levar educação de qualidade referenciada aos municípios do interior do Estado do Amazonas “possuímos campus que ficam a mais de mil (1000) quilômetros de distância da reitoria, campus que ficam a aproximadamente quinze (15) dias de barco que não tem acesso por via terrestre e que são a única referência de educação nesses municípios” disse.

Segundo o reitor do (IFAM) o chamado custo amazônico aumenta em cerca de 20% os custos na área de construção civil, e por esse motivo aplicar um orçamento que leva em conta as especificidades de uma região como a amazônica é imprescindível para manter a qualidade do ensino.

Dinheiro aplicado em educação não é gasto, é investimento, o (IFAM) sempre procurou disponibilizar cursos que estivessem em acordo com os arranjos produtivos locais, possibilitando que os alunos permaneçam em suas regiões de origem aplicando o conhecimento adquirido no (IFAM) em seu dia a dia, propiciando o desenvolvimento regional e o aumento na qualidade de vida no meio em que vive.

Com um orçamento que leve em conta as especificidades da região os IF’s poderão ofertar mais vagas de cursos que beneficiem os alunos da região de forma mais adequada e objetiva gerando êxito na região e não êxodo da região amazônica.