Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UMES e UBES reúnem com o reitor do IFAM

UMES e UBES reúnem com o reitor do IFAM

Encontro aconteceu nesta quinta-feira, 04 de maio, na sede da Reitoria em Manaus
por Ana Paula Batista publicado: 05/05/2017 09h50 última modificação: 05/05/2017 09h55

Historicamente, o movimento estudantil sempre ocupou um importante papel na luta pela democracia e autonomia do país, principalmente na luta pela educação e pelos direitos dos estudantes. Na tarde desta quinta-feira, 04 de maio, o reitor do IFAM, professor Antonio Venâncio Castelo Branco recebeu os representantes da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES). Eles estão em 'caravana' pelo país visitando os Institutos Federais e apresentando o projeto 'Seja uma Escola Amiga do Estudante'.

O projeto tem o objetivo de oferecer ao aluno ações e atividades de cultura, bem-estar e lazer. Na ocasião, eles apresentaram a proposta da ampliação da aquisição do Documento de Identificação Estudantil que garante meia-entrada em shows e eventos culturais e esportivos no país. Segundo a presidente da UBES, Camila Lanes, a presença de empresas e organizações não-credenciadas na emissão deste documento prejudica o movimento estudantil.

"Infelizmente sabemos que há organizações descredenciadas que surgem nas instituições ofertando o serviço de emissão de carteira de estudantil sem ter autonomia para isso. Para coibir esta prática, queremos unificar esta identificação. Além disso, as instituições de ensino que aderirem ao projeto estreitam as relações com os estudantes e tornam-se incentivadoras das políticas estudantis", disse ela que ressaltou que apenas a UBES, UNE e ANPG são credenciadas para emitir e confeccionar as carteirinhas que garantem 50% de desconto nas atividades culturais.

Para o reitor do IFAM, as portas da instituição estarão sempre abertas ao diálogo com os estudantes e o apoio às atividades ligadas ao ensino, pesquisa e extensão. "Nós sempre apoiamos os grêmios estudantis e o movimento estudantil. Queremos que na próxima reunião do Colégio de Dirigentes vocês possam apresentar suas ideias e projetos aos diretores de campi. Nossas portas estarão sempre abertas para o diálogo e, principalmente, na parceria para o crescimento e fortalecimento saudável  das relações entre instituição e o aluno", destacou.

Conheça o projeto 'Seja uma Escola Amiga do Estudante' CLICANDO AQUI

registrado em: ,