Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Vai estudar em Portugal? Acesse nosso Guia do Intercâmbio

Vai estudar em Portugal? Acesse nosso Guia do Intercâmbio

Dicas sobre como obter o passaporte até como elaborar a bagagem de mão de maneira eficiente e compacta
por Ana Paula Batista publicado: 17/08/2017 08h30 última modificação: 17/08/2017 08h33

O intercâmbio é uma experiência que agrega no curriculum acadêmico e ainda proporciona memórias incríveis. E desde 2015, o Instituto Federal do Amazonas (IFAM) tem enviado estudantes para um período de estudos fora do país por meio do Programa IFAM Internacional.

E com a proximidade da viagem muitas dúvidas surgem, principalmente para aqueles que nunca tiveram a oportunidade de sair do Brasil. Por isso, a Coordenação de Comunicação Social e Eventos da Reitoria do IFAM em parceria com a Assessoria de Relações Internacionais criou o Guia do Intercambista em Portugal, um manual com linguagem simples e que esclarece desde como tirar o passaporte, obter o visto de estudante até aplicativos úteis que auxiliam no planejamento de estudos.

Segundo a coordenadora de Comunicação Social e Eventos, Ana Paula Batista, o objetivo é trazer o máximo de informações que possam facilitar os preparativos no pré e pós viagem. "O Guia surgiu para orientar pais e alunos sobre os procedimentos que devem ser tomados antes e após a viagem ao exterior e assim, evitar surpresas desagradáveis com informações desencontradas. Além disso, tivemos o cuidado de listar telefones úteis da embaixada e dos consulados brasileiros em Portugal para que os pais e alunos saibam onde e como recorrer caso haja alguma situação inesperada. Queremos que a viagem de todos seja prazerosa e que os pais fiquem mais tranquilos com os filhos alçando voos mais altos", ressaltou a coordenadora ao revelar que outros guias serão lançados de acordo com o país onde os estudantes do IFAM estejam em mobilidade acadêmica.

ACESSE O GUIA DO INTERCAMBISTA EM PORTUGAL (CLIQUE AQUI)

EMBAIXADORES DO IFAM

Para a assessora de Relações Internacionais, Ana Célia Said, os alunos em mobilidade acadêmica tornam-se embaixadores do IFAM. "Nossos alunos iniciam uma jornada riquíssima em conhecimento e, principalmente, na interação cultural com pessoas de diversas partes do mundo. Eles têm a missão de representar o IFAM e o Amazonas, compartilhando experiências exitosas e sendo exemplo de dedicação e compromisso com os estudos em uma instituição estrangeira", destacou.

IFAM INTERNACIONAL

Desde 2015, o Programa IFAM Internacional já enviou dois alunos para o Canadá e 10 alunos para Portugal, além de já ter recebido cinco professores franceses que lecionaram na Reitoria e nos campi. Agora em 2017 uma nova delegação formada por 10 alunos dos cursos de Engenharia Civil (Campus Manaus Centro) e Medicina Veterinária (Campus Manaus Zona Leste) estará embarcando para uma temporada de seis meses no Instituto Politécnico de Bragança em Portugal.

A proposta é continuar ampliando as parcerias internacionais, segundo informou o reitor do IFAM, Antonio Venâncio Castelo Branco. "A seleção dos estudantes é feita por meio de edital, onde aqueles que possuem o melhor desempenho escolar são selecionados. Os contemplados recebem uma bolsa de estudo que irá custear passagem aérea, auxílio material didático, seguro saúde e auxílio instalação por todo o período de mobilidade", salientou.