Você está aqui: Página Inicial > Notícias > VI Encontro dos Representantes das Bibliotecas do IFAM é realizado em Manaus

VI Encontro dos Representantes das Bibliotecas do IFAM é realizado em Manaus

por publicado: 20/07/2023 12h19 última modificação: 20/07/2023 12h19

Profissionais que atuam nas bibliotecas do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) estão em Manaus-AM para o VI Encontro dos Representantes das Bibliotecas. O evento tem como objetivo promover um ambiente propício para a troca de experiências e discussões relevantes sobre a área da biblioteconomia.

O evento teve início nesta quinta-feira (20), no Campus Manaus Centro (IFAM-CMC) e segue até amanhã no Campus Manaus Distrito Industrial (IFAM-CMDI). A abertura ocorreu na manhã de hoje com a participação dos servidores que atuam nas bibliotecas dos campi da capital e do interior.

Na ocasião, o reitor do Instituto, professor Jaime Cavalcante Alves, destacou a importância dos profissionais para a instituição. “Vocês são peças importantes para a nossa permanência, para nossas políticas de êxitos do Instituto Federal e dos nossos estudantes. Peças fundamentais para as avaliações de cursos de graduação e pós-graduação. Esse é um momento de reconhecimento da importância de nossas bibliotecas, importância dos nossos profissionais que estão a frente desses espaços de disseminação de conhecimentos”, disse, ressaltando sobre a necessidade de buscar melhorias para a instituição voltadas para a qualificação dos servidores e a modernização das bibliotecas.

Em seguida, a pró-reitora de Ensino do IFAM, Rosangela Santos da Silva, ressaltou a relevância do evento e o uso do acervo digital da plataforma Minha Biblioteca. “São dois dias que os profissionais poderão dialogar. Um momento para troca de experiências, para verificar as regulamentações e todas as ações que são importantes para potencializar as bibliotecas no nosso Instituto Federal. Aproveito para convidar os servidores e estudantes a usarem o Minha Biblioteca, para que vocês aproveitem e fomentem o uso maciço desse material garantido por meio de emenda parlamentar. Por fim, que possamos finalizar o evento com atividades e ações de sucesso para que possamos potencializar as bibliotecas de forma geral”, disse.

A presidente da comissão organizadora do encontro, Francisca Amélia de Souza Frota, agradeceu o apoio dos diretores dos campi do IFAM. “O apoio dos diretores foi muito importante para a realização desse evento, fundamental para a presença dos servidores aqui em Manaus. Como presidente da comissão organizadora, agradeço aos membros envolvidos pela dedicação na realização do nosso encontro”, afirmou.

Para a responsável pelo Núcleo de Bibliotecas do IFAM, Karina Batista de Sales, a realização do encontro coincide com o ingresso dos novos servidores que irão atuar nas bibliotecas dos campi do interior. “Quero agradecer aos auxiliares que fizeram um ótimo trabalho enquanto aguardávamos os novos bibliotecários. Esse evento é importante para integrar, definir nossas atividades com novos produtos e novos serviços que o sistema de bibliotecas está implantando. Teremos um novo sistema, então pretendemos fazer capacitações. Embora seja um tempo curto, o encontro mesmo só tendo dois dias é essencial para discutir questões importantes da nossa área”, declarou.

Após a solenidade de abertura, teve início a primeira palestra do dia, com o tema ‘O papel social da profissão de bibliotecário’.

TRANSMISSÃO ONLINE

O evento está sendo realizado no formato híbrido, com transmissão ao vivo pelo canal do IFAM no Youtube (TV IFAM).

• Primeiro dia (IFAM-CMC)

08h30 - Boas vindas e fala das autoridades

09h - Palestra de abertura: O papel social da profissão de bibliotecário: desafios e oportunidades / Palestrante - Phamela Lima / Mediadora: Beatriz Dias – Coordenadora Biblioteca IFAM-CMZL

10h - Apresentação dos bibliotecários e representantes de bibliotecas