Você está aqui: Página Inicial > Notícias > VI Encontro dos Representantes das Bibliotecas do IFAM: Troca de Experiências e Avanços na Área Biblioteconômica

por publicado: 19/07/2023 12h17 última modificação: 19/07/2023 12h17

O VI Encontro dos Representantes das Bibliotecas do IFAM (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas) tem como objetivo promover um ambiente propício para a troca de experiências e discussões relevantes sobre a área biblioteconômica. Com uma programação diversificada e abrangente, o evento ocorrerá a partir do dia 20 de julho, no Campus Manaus Centro e no Campus Manaus Distrito Industrial.

A manhã do primeiro dia de encontro será marcada por uma série de atividades enriquecedoras. Após a cerimônia de boas-vindas, às 8h30, acontecerá a abertura do evento com gestores do IFAM e autoridades presentes. Em seguida, às 9h, a palestra de abertura trará à tona o tema "O papel social da profissão de bibliotecário: desafios e oportunidades", proferida pela palestrante Phamela Lima. Beatriz Dias, Coordenadora da Biblioteca CMZL, atuará como mediadora do debate.

Às 10h, será realizada a apresentação dos bibliotecários e representantes de bibliotecas presentes, proporcionando um espaço para a interação entre os profissionais. Em seguida, às 11h, terá lugar a avaliação do MEC (Ministério da Educação) nas bibliotecas do IFAM, abordando aspectos gerais. Odimar Porto, Francisca Amélia e Hyndryd Goulart serão os responsáveis por essa importante discussão, sob a mediação de Karina Sales.

Das 14h às 15h, sob a mediação de Cybelle Bentes, será realizada a discussão do Regimento do Sistema de Bibliotecas do IFAM, buscando atualizar e aperfeiçoar as diretrizes que regem o setor. Em seguida, das 15h às 16h, o treinamento do RI (Repositório Institucional) será conduzido por Márcia Auzier, Coordenadora da Biblioteca do CMC, possibilitando aos participantes uma compreensão mais aprofundada do funcionamento e das melhores práticas para o gerenciamento do repositório.

Das 16h30 às 17h30, Márcia Auzier retornará como mediadora para a apresentação do módulo de biblioteca do SIGAA, sistema que desempenha um papel crucial na organização e no acesso às informações bibliográficas. Essa sessão permitirá aos participantes conhecerem as funcionalidades e as vantagens dessa ferramenta.

A programação do primeiro dia do encontro será encerrada às 18h, com um momento dedicado aos encaminhamentos e próximas etapas a serem seguidas.

O segundo dia do evento, 21 de julho, ocorrerá no Campus Manaus Distrito Industrial, onde serão abordados outros temas relevantes para a área. A partir das 9h, David Carvalho, Diretor da Biblioteca Pública do Amazonas, ministrará uma palestra sobre "Ações culturais em bibliotecas". Em seguida, das 9h45 às 10h30, será a vez das bibliotecas do IFAM apresentarem seus trabalhos e projetos realizados, proporcionando uma oportunidade valiosa de aprendizado e inspiração para todos os participantes.

A discussão do documento regulamento das bibliotecas do SIBI/IFAM ocorrerá a partir das 11h, promovendo uma análise aprofundada das normas e diretrizes que norteiam o funcionamento das bibliotecas no âmbito do instituto.

A tarde começará com uma sessão conduzida por Karina Sales, abordando o tema "Permanência e êxito nas bibliotecas e Núcleo Geral de Bibliotecas", buscando estratégias para maximizar a efetividade das bibliotecas e o sucesso dos usuários. Em seguida, às 14h, haverá a exibição de um vídeo de um patrocinador, seguido de uma visita à biblioteca CMDI.

A partir das 15h15, os participantes do evento terão a oportunidade de vivenciar um momento cultural no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, onde serão expostos aspectos culturais e artísticos da região.

A programação do encontro será encerrada às 17h, com informes, encaminhamentos e uma reflexão final sobre os aprendizados adquiridos ao longo dos dois dias de evento.

20 de JULHO de 2023

Campus Manaus Centro

Manhã

08h30 - Boas vindas e fala das autoridades