Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Workshop de PD&I reúne Institutos Federais da Amazônia Ocidental

Workshop de PD&I reúne Institutos Federais da Amazônia Ocidental

por publicado: 16/11/2022 16h16 última modificação: 17/11/2022 11h16

Na manhã desta quarta-feira (16) ocorreu a abertura do Workshop de PD&I dos IFs da Amazônia Ocidental habilitados pelo Capda. Promovido pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM), o evento acontece até a próxima sexta-feira (18), no Campus Manaus Distrito Industrial (IFAM-CMDI), e reúne os coordenadores de pesquisa e agentes de inovação dos 17 campi do Instituto, bem dos Institutos Federais (IFs) localizados na Amazônia Ocidental e de instituições colaboradoras.

O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPGI/IFAM) e busca elucidar os processos e normas para a preparação propostas e execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação financiados por recursos financeiros do Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda). Além de capacitar os agentes de inovação na identificação e caracterização das potencialidades relacionadas a projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

Durante a solenidade de abertura, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFAM, professor Jucimar Brito de Souza, destacou a importância da realização do workshop. "Estamos com 15 campi e o Polo de Inovação habilitados no Capda. Agora estamos no momento de capacitar e orientar nossos agentes a desenvolver PD&I usando recursos da Lei da Informática. Aproveitamos e ampliamos para os IFs da Amazônia Ocidental", explicou Souza.

O reitor do IFAM, professor Jaime Cavalcante Alves, ressaltou a dinâmica de desenvolvimentos de projetos no Instituto. "As empresas e as instituições públicas possuem tempos diferentes. Antes o IFAM demorava três meses para aprovar projetos, hoje conseguimos no prazo de 30 dias. Para que isso ocorresse tivemos vários setores, como a Procuradoria, que se especializaram e se sensibilizam para agilizar os processos dos projetos. Agora com o workshop, pretendemos expandir as orientações para que mais projetos sejam aprovados e executados", disse o gestor.

Palestra de abertura

Após a solenidade de abertura, houve a palestra 'Aspectos Gerais de PD&I na ZFM - Agenda IFAM'. Na ocasião, o representante da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e assistente técnico da Superintendência Adjunta de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Marcelo Cavalcante, salientou sobre o momento de hoje para os atores envolvidos terem a oportunidade de compreender como ter melhor aproveitamento dos mecanismos disponíveis na Lei da Informática. "Estamos aqui para difundir informações. Se nesse breve momento que estamos tendo hoje, os agentes saírem com mais informações e compreensão já será gratificante", disse.

Ainda pela parte da manhã ocorreu a mesa-redonda 'Discussão dos aspectos gerais de PD&I na Zona Franca de Manaus', com a participação de representantes do IFAM, da Suframa e da Sustentec.

Programação do workshop

Durante os três dias de evento, estão previstas mesas-redondas, palestras e reuniões internas direcionadas a programas e ações de captação e execução de projetos de PD&I. Todas as atividades ocorrem no IFAM-CMDI com transmissão via TV IFAM (Youtube).