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Projeto Político Pedagógico Institucional do IFAM - PPPI

O QUE É O PPPI?

O Projeto Político Pedagógico Institucional do IFAM - PPPI é um documento, cujo processo de elaboração dar-se-á a partir do dialogando com os diversos segmentos que compõem a unidade escolar, que tem por objetivo a construção da identidade institucional, da percurso pedagógica a seguir, suas metas a cumprir e, por que não dizer, dos sonhos a concretizar.
 
As palavras que compõem o nome do documento dizem muito sobre ele:

 - É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.

- É político por considerar a Instituição ou a Escola como um espaço de formação de cidadãos e cidadãs conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.

- É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.

- É institucional porque deverá tornar-se uma norma a ser seguida indistintamente por todos.

 

Ao juntar essas quatro dimensões, o PPPI ganha a força de um guia - aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e docentes, mas também para os servidores técnico-administrativos, discentes e suas famílias. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos discentes. Por isso, dizem os especialistas, a sua elaboração precisa contemplar os seguintes tópicos:

  •  Missão
  • Público a ser atingido
  • Dados sobre a aprendizagem
  • Relação com as famílias
  • Recursos
  • Diretrizes pedagógicas
  • Plano de ação

 Enfim, por ter tantas informações relevantes, o PPPI se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação em que todos os membros das equipes gestora e pedagógica devem consultar a cada tomada de decisão. O PPPI deve-se tornar um "documento vivo" e eficiente na medida em que serve de parâmetro para discutir referências, experiências e ações de curto, médio e longo prazos.