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Encontro pedagogico do ifam acontece em Parintins

Abertura do IV Encontro Pedagógico do IFAM - ENPED, que acontece no Campus Parintins.
por publicado: 03/06/2016 22h39 última modificação: 03/06/2016 22h43

Abertura do IV Encontro Pedagógico do IFAM - ENPED, que acontece no Campus Parintins, sob o Tema Central: Correlações do Projeto Político Pedagógico Institucional e  Avaliação da Educação   Profissional e Tecnológica: Concepções e Planejamento, no período de 30/05 a 03/06/2016, contou com a presença do Magnífico Reitor prof. Antonio Venâncio Castelo Branco, o qual destacou a importância desse evento anual e que vem contribuindo significativamente nesse importante processo de avaliação dos trabalhos do IFAM. Destacou ainda a importância e o envolvimento do tripé institucional no desenvolvimento da construção do PPPI (Ensino, Pesquisa e Extensão): “nós precisamos fazer um trabalho integrado”. O Reitor ainda destacou a criação do Prêmio IFAM Inovação (PPGI), que premiará experiências exitosas. 

O Pró-Reitor de Ensino e presidente da comissão central organizadora do IV ENPED 2016, prof. António Ribeiro da Costa Neto, ressaltou que o ENPED é um dos mais importantes eventos na área do ensino, não em detrimento aos demais realizados pela PROEN, mas pelo fato de que desses ENPEDs são construídos coletivamente documentos e encaminhamentos que regulam e regulamentam a praxis educacional cotidiana. 

Agradeceu a gestão do IFAM Campus Parintins, na pessoa do Diretor Geral, prof. Gutemberg Ferraro Rocha, pela acolhida, pela receptividade a todos os participantes, que nesse Encontro atingiu o quantitativo de 97 inscritos, com representatividade de todos oscampi do IFAM. 

Declarou ainda sobre a ousadia da PROEN em trazer este Evento para Parintins, mesmo em tempos de instabilidades política e financeira, mas que esta ação é de suma importância para a interiorização das ações sistêmicas e para a promoção da integração dos diversos profissionais que compõem o Instituto Federal do Amazonas. 

O Evento conta com importantes palestrantes de referências nacionais e internacionais pinçadas no coletivo de instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional. Científica e Tecnológica. 

A conferência de abertura da solenidade foi proferida pelo prof. Dr. Paulo Roberto Wollinger, do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, com o tema: as dimensões do Projeto Político Pedagógico Institucional e os desafios de sua construção. 

Na sequência da Programação do Evento, no dia 31.05.2016, o prof. Wollinger (IFSC), falou sobre a perspectiva da construção do PPPI e do resgate da Educação Profissional e Tecnológica, enfatizando a temática com o Relato de Experiência na construção do PPPI do IFSC. 

A profa. Dra. Tania Midian Freitas de Souza (IFAM) contribui com o tema PPPI: uma construção coletiva e participativa.

Outro tema abordado no IV ENPED é Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica, que foi apresentado pelas palestrantes professoras Anna Cristina Cardozo da Fonseca (Colégio D. Pedro II), Jamile Delagnelo Fagundes da Silva e Josete Mara Stahelin Pereira (IFCatarinense). Ainda ocorreu a explanação do experiente Técnico Edmar Lopes Magalhães (SEPLAN-CTI) sobre os Arranjos Produtivos Locais (APLs). 

Durante o evento ainda foi realizada a 3ª Reunião Ordinária do Fórum dos Diretores de Ensino (FDE/PROEN), buscando o repasse de informações essenciais para a celeridade de alguns processos no âmbito do ensino, além de muitas outras paralelas que aconteceram durante o Evento. 

O encontro continuou até 03.06.2016 com palestras proferidas por servidores do IFAM como Samara Santos dos Santos (AUDIN), Marlene de Deus Lima, Renata Soares Martins (CSAE/PROEN), Natan Sant’Anna Borges (CPA), Lívia de Souza Camurça Lima (DET/PROEN), Maria Francisca Morais de Lima (CMZL) e a mesa temática sobre a indissociabilidade entre o Ensino, Pesquisa e Extensão para além de um princípio constitucional com a participação dos gestores titulares das três pró-reitorias, além de outros assuntos, dinâmicas, grupos de trabalho etc. que têm realizado orientações fundamentais para a condução democrática da construção do Projeto Político Pedagógico Institucional. 

 

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