Você está aqui: Página Inicial > PRÓ-REITORIAS > Ensino > Notícias > Seminário PNE: Plano Nacional de Educação

Seminário PNE: Plano Nacional de Educação

por publicado: 28/07/2017 15h01 última modificação: 28/07/2017 15h01

O Seminário PNE: Plano Nacional de Educação acorreu nos dias 26 e 27 de julho no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas. A Pró-reitoria de Ensino se fez presente com a participação da pedagoga e coordenadora do registro acadêmico Evellyze Martins Reinaldo Pinho, e da bibliotecária e coordenadora geral de bibliotecas Karina Batista de Sales.

Coordenado pela Escola de Contas Públicas (ECP), o encontro envolveu 530 participantes em dois dias de seminário, entre docentes, secretários municipais e de estado de educação, professores e estudantes, que discutiram – de forma inédita -, planos, metas e perspectivas para o Plano Nacional de Educação (PNE).

O secretário de educação básica do MEC, Rossieli Soares da Silva, tratou sobre as exigências do PNE e as realidades atuais dos níveis educacionais das regiões brasileiras, assim como as perspectivas de avanços ao longo dos 10 anos de vigência do plano até 2024.

Rossieli Soares ressaltou a importância do comprometimento de todos os colaboradores da Educação em cumprir as metas do plano estabelecidas para os estados e municípios, entre elas a de diminuir a evasão escolar no Ensino Médio. “As estratégias contidas no PNE fornecem métodos para corrigirmos problemas como o alto índice de abandono escolar no Ensino Médio”, comentou o secretário do MEC, que completou, ao dizer que ao Ensino Médio não deve ser um curso pré-vestibular, mas sim o processo finalizador da formação de um indivíduo.

“Ao acabarmos com o abandono escolar, teríamos o acréscimo de mais de R$ 5 bilhões aos cofres públicos”, disse o secretário.

Participaram do primeiro dia de Seminário, a diretora de apoio às redes de educação do Ministério da Educação, professora Renilda Peres de Lima; o presidente da Undime e secretário de Educação do município de Tonantins, professor Edelson Penaforth Pinto; a subsecretária municipal de Educação de gestão educacional da Semed, professora-mestre Euzeni Araújo Trajano; além da secretária executiva da Seduc, Darcilia Dias Penha.

Outros temas ministrados no segundo dia do Seminário foram “Políticas e programas para garantir o direito à educação”; “Monitoramento do PNE à luz do Tribunal de Contas da União”; e “Monitoramento do PNE à luz do Ministério Público Federal”.

O PNE

O Plano Nacional de Educação (PNE) determina os critérios, metas e estratégias para a política educacional até 2024. Uma das metas é a garantia do direito a educação básica com qualidade, garantindo o acesso, à universalização do ensino obrigatório e ampliação das oportunidades educacionais. O PNE também traz projetos para reduzir as desigualdades e valorização dos profissionais da educação e ensino superior.

Conheça o PNE: http://pne.mec.gov.br/

__