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Formação Docente

por Ensino publicado 16/07/2020 18h41, última modificação 08/02/2021 16h08

Núcleo de Formação Continuada dos Profissionais do Ensino

Foi instituído o Núcleo de Formação Continuada dos Profissionais do Ensino no final de 2019 com a reestruturação da PROEN, com o objetivo de promover ações de capacitação continuada aos docentes e profissionais de apoio ao ensino.

Foram organizadas capacitações previstas para o ano de 2020 de forma presencial em consonância com os objetivos estratégicos e as metas institucionais do Instituto Federal do Amazonas e adequadas às Políticas de Desenvolvimento de Pessoas da Administração Pública Federal, seguindo as diretrizes do Decreto nº 5.707/2006, que coloca no foco das prioridades do governo o desenvolvimento de competências em toda a administração pública, contribuindo com a melhoria da eficiência do serviço público.

Com o advento da pandemia neste ano de 2020, foi organizado juntamente com as coordenações da Diretoria de Desenvolvimento da Educação Básica e Ensino Superior um Guia de Cursos On-line com o objetivo de auxiliar o processo de formação de toda a equipe educacional do IFAM, priorizando temáticas pertinentes à prática docente e ao momento atualmente vivido com a pandemia do Covid-19. E para além desse momento, são cursos que podem ser realizados ao longo do ano de 2020.

 

ACESSE: GUIA DE CURSOS ONLINE DE FORMAÇÃO CONTINUADA 2020

 


PARFOR – Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica

É uma ação da CAPES que visa induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para profissionais do magistério que estejam no exercício da docência na rede pública de educação básica e que não possuem a formação específica na área em que atuam em sala de aula.

Objetivo

  • Induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício nas redes públicas de educação básica, para que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB;
  • Promover a articulação entre as instituições formadoras e as secretarias de educação para o atendimento das necessidades de formação dos professores, de acordo com as especificidades de cada rede. Contribuir para o alcance da meta 15 do PNE, oferecendo aos professores em serviço na rede pública, oportunidade de acesso à Formação específica de nível superior, em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam;
  • Incentivar o desenvolvimento de propostas formativas inovadoras, que considerem as especificidades da formação em serviço para professores da educação básica, buscando estratégias de organização de tempos e espaços diferenciados que contemplem esses atores;
  • Estimular o aprimoramento dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) das licenciaturas, tendo por base as experiências observadas nas turmas especiais implementadas.

Como funciona?

A participação das IES se dará por meio de Edital para seleção de propostas de cursos de licenciatura voltados para o atendimento de docentes em exercício na educação básica.

No âmbito do parfor, a CAPES realiza o fomento à implantação de turmas especiais por Instituições de Ensino Superior (IES) em cursos de:

  • Licenciatura – para docentes da rede pública de educação básica que não possuem formação superior;
  • Segunda licenciatura – para docentes da rede pública de educação básica que possuem licenciatura em área distinta de sua atuação em sala de aula;
  • Formação pedagógica – para docentes da rede pública de educação básica que possuem curso superior, sem habilitação em licenciatura.

Para concorrer às vagas dos cursos ofertados, os professores devem:

  • Ter cadastrado seu currículo na Plataforma Capes de Educação Básica;
  • Ter registrado interesse em curso de licenciatura na Plataforma;
  • Ter sua solicitação deferida pela secretaria de educação à qual está vinculado;
  • Comprovar estar no exercício da docência na rede pública de educação básica, atuando na disciplina ou etapa do curso solicitado.

Acesse aqui a Plataforma CAPES de Educação Básica