Você está aqui: Página Inicial > PRÓ-REITORIAS > Ensino > PROEN > Formas de ingresso

FORMAS DE INGRESSO

Para ter acesso ao ensino no Instituto Federal do Amazonas (IFAM) o candidato deve se inscrever no Processo Seletivo que acontece duas vezes por ano. Nas diferentes modalidades de ensino há formas diferentes de ingresso na Instituição.

* Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio: Aplica-se prova de conhecimentos, contendo questões relativas às diferentes áreas de conhecimento que compõem o currículo escolar do Ensino Fundamental.

* Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio: 
Aplica-se prova de conhecimentos em Matemática e Português.

* Cursos Técnicos EJA-PROEJA:
Não há prova de conhecimento. A seleção é realizada por meio de análise curricular das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática do Ensino Fundamental II. A média final será calculada pela média aritmética simples dos quatro anos do Ensino Fundamental II nas duas disciplinas. Só serão beneficiados os de maior idade, obedecendo à Lei nº 9.394/1996 (mínimo 18 anos completos no ato da matrícula).

* Cursos Superiores: 
Aplica-se prova de conhecimentos nas áreas de conhecimento em Português, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Matemática, Física, Geografia, História, Química e Biologia, além de Redação. O Processo Seletivo para cursos de graduação acontece somente no 2º semestre de cada ano.

* Cursos de Especialização:
É constituída de duas etapas: 1) de caráter classificatório e eliminatório, com peso de 70%, será uma prova objetiva com 30 questões elaboradas a partir de temas relacionados às áreas do curso; e 2) de caráter classificatório, com peso de 30%, consiste em análise de projeto de pesquisa.

* Cursos Técnicos Subsequentes na Modalidade EaD: Aplica-se prova de conhecimentos em Matemática e Português.