Você está aqui: Página Inicial > PRÓ-REITORIAS > Extensão > Notícias > IFAM inicia tratativas para curricularização da extensão

IFAM inicia tratativas para curricularização da extensão

Ação visa incorporar atividades de extensão às matrizes curriculares dos cursos de graduação
por publicado: 14/05/2018 10h06 última modificação: 14/05/2018 10h06

Na última terça-feira, 8 de maio, uma comissão composta por representantes dos segmentos do Ensino, Pesquisa e Extensão estiveram reunidos na reitoria do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) para discutir as metodologias que serão adotadas na implantação da curricularização da extensão nos cursos de graduação ofertados pelo IFAM.

Os servidores também estudam os marcos legais para atender as políticas para a educação, especialmente o novo Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2014-2024, que em uma de suas metas, assegura, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária.

Segundo a pró-reitora de Extensão, Sandra Magni Darwich, o objetivo não é aumentar a carga horária dos cursos, mas sim, transformar o ensino teórico em atividades com práticas extensionistas. "Incorporar nos currículos a lógica da extensão apresenta-se como demanda necessária de atualização da matriz curricular existente do curso, garantindo que 10% da carga horária total correspondam à oferta de ações de extensão. Na prática, pode-se dizer que é um espaço de diálogo e de atuação para garantir ao estudante, uma relação mais aberta entre os campos dos saberes e conhecimentos disciplinares, com as questões mais amplas que norteiam a realidade social e coletiva", disse a pró-reitora.

Em 2012, o Fórum de Pró-Reitores de Extensão da Rede Federal (FORPROEXT) definiu no documento Extensão Tecnológica que a extensão é compreendida como o espaço em que as instituições promovem a articulação entre o saber fazer e a realidade socioeconômica, cultural e ambiental da região. Além disso, a Educação, Ciência e Tecnologia devem se articular tendo como perspectiva o desenvolvimento local e regional, possibilitando assim, a interação necessária à vida acadêmica.

Dentre os encaminhamentos obtidos na reunião está a criação de ícone na página do Instituto, visando divulgar as ações que estão sendo realizadas, bem como a organização de uma campanha buscando o envolvimento de estudantes e servidores nas atividades que nortearão todo este processo, com foco na comunidade externa.

Para a PROEX, a extensão objetiva consolidar a formação profissional do cidadão e se coloca como espaço privilegiado de produção e difusão do conhecimento na busca da superação das desigualdades sociais.