Você está aqui: Página Inicial > PRÓ-REITORIAS > Extensão > Notícias > Realizado circuito de atividades extensionistas no Alto Urupadi

Notícias

Realizado circuito de atividades extensionistas no Alto Urupadi

IFAM Campus Maués, IDESAM, UFAM e Slow Food realizam circuito de atividades extensionistas no Alto Urupadi
por publicado: 14/05/2018 13h13 última modificação: 14/05/2018 13h13

Nos dias 7 e 8 de abril foi realizado na comunidade Brasiléia, no alto rio Urupadi o Puxirum extensionista, um circuito de atividades de extensão para o fortalecimento da Associação dos Agricultores Familiares do Alto Urupadi (AAFAU).

A Associação, fundada em 2015, é composta por produtores rurais familiares de três comunidades ribeirinhas: Brasiléia, São Sebastião e nossa Senhora de Nazaré, zona rural de Maués. A AAFAU é cadastrada junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como uma Organização de Controle Social (OCS), cujo papel é de orientar os agricultores que fazem parte dela quanto a produção de alimentos orgânicos, baseado nos regulamentos da produção orgânica.

Apesar de alcançar muitas conquistas em pouco tempo, a AAFAU e sua OCS ainda precisam superar algumas barreias limitantes, o que motivou a realização do evento. O puxirum extensionista consistiu num arranjo de atividades executadas por professores e alunos do IFAM campus Maués, UFAM, IDESAM e Slow Food, instituições que já atuam junto à Associação em projetos de pesquisa e extensão e que somaram esforços para um melhor aproveitamento da oportunidade em que os agricultores estivessem reunidos. A atividade contou com um apoio fundamental da Secretaria de Produção Rural - SEPROR Maués, na aquisição de alimentos e combustível.

O evento contou com uma programação intensa, a altura da animação dos agricultores presentes. Algumas das atividades realizadas foram: a capacitação sobre a gestão da Associação e da OCS; o auxílio na construção dos grupos de trabalho responsáveis pelas visitas às comunidades, os “puxiruns” (mutirões), que são exigências fundamentais para o funcionamento da OCS; a coletas de dados para projetos de pesquisa, com preenchimento de formulários; coletas de solo em áreas de cultivo orgânico, para análises, também, em projeto de pesquisa; a revisão do estatuto da Associação; um diagnóstico rural participativo (DRP) para estudo da cadeia de valor do guaraná de Maués; além de promover o intercâmbio com agricultores da comunidade São Raimundo do Mutuca, polo 10 de Maués, que integraram a equipe e puderam compartilhar informações com os comunitários.

O IFAM campus Maués ao realizar estas atividades reafirma seu compromisso com a agricultura familiar, buscando o comprometimento com as demandas do homem do campo, mantém o foco no desenvolvimento dos arranjos produtivos locais e engrandece o movimento pela agroecologia na região do baixo Amazonas.

Por:  Prof. Danilo de Oliveira Machado