Você está aqui: Página Inicial > PRÓ-REITORIAS > Extensão > EXTENSÃO > Programas/Núcleos > NAPNE > NAPNE > História do NAPNE

HISTÓRIA DO NAPNE-IFAM

Programa TEC NEP

O TEC NEP é uma ação coordenada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação que visa à inserção das Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – PNE – (deficientes, superdotados/altas habilidades e com transtornos globais do desenvolvimento) em cursos de formação inicial e continuada, técnicos, tecnológicos, licenciaturas, bacharelados e pós-graduações da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, em parceria com os sistemas estaduais e municipais de ensino.

NAPNE

Núcleo de atendimento às pessoas com necessidades educacionais especiais (NAPNE) prepara a instituição para receber as pessoas com deficiência, providenciando a adaptação de currículo conforme a necessidade de cada aluno. O NAPNE do Instituto Federal do Amazonas – IFAM, atua em quatro esferas principais, são elas:

• Acessibilidade Arquitetônica;

• Acessibilidade Pedagógica;

• Acessibilidade Comunicacional;

• Acessibilidade Atitudinal.

Atualmente a coordenação sistêmica do NAPNE do IFAM é ocupada pelo Prof. Dr. Dalmir Pacheco, que junto com sua equipe desenvolve o monitoramento, assistência e implementação de ações que buscam alcançar os objetivos centrais do NAPNE, além de fortificar e maximizar os direitos da pessoa com deficiência dentro da sociedade.