Você está aqui: Página Inicial > PRÓ-REITORIAS > Extensão > EXTENSÃO > Programas > NAPNE > Notícias > NAPNE SISTÊMICO DO IFAM OFERECE PROPOSTA INOVADORA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.

por publicado: 22/12/2015 15h28 última modificação: 22/12/2015 15h30

O Núcleo de Atendimento a pessoas com necessidades Especiais - NAPNE sistêmico do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas é um diferencial quando o assunto é promover a autonomia e profissionalização da pessoa com deficiência.

Com seus inúmeros projetos e inovadoras propostas de otimização da relação da pessoa com deficiência com os avanços sociais e tecnológicos, o NAPNE/IFAM é conhecido nacionalmente.

Conheça um pouco mais sobre o NAPNE.

Programa TEC NEP

O TEC NEP é uma ação coordenada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação que visa à inserção das Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – PNE – (deficientes, superdotados/altas habilidades e com transtornos globais do desenvolvimento) em cursos de formação inicial e continuada, técnicos, tecnológicos, licenciaturas, bacharelados e pós-graduações da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, em parceria com os sistemas estaduais e municipais de ensino.

NAPNE

Núcleo de atendimento às pessoas com necessidades educacionais especiais (Napne) prepara a instituição para receber as PNE, providenciando a adaptação de currículo conforme a necessidade de cada aluno.

Atualmente a coordenação sistêmica do NAPNE do IFAM é ocupada pelo Prof. Dr. Dalmir Pacheco, que junto com sua equipe desenvolve o monitoramento, assistência e implementação de ações que buscam alcançar os objetivos centrais do NAPNE, além de fortificar e maximizar os direitos da pessoa com deficiência dentro da sociedade.

O NAPNE desenvolve dois projetos principais:

- O Projeto Arumã promove uma educação de qualidade, sensibilizadora e inclusiva, por meio da habilitação de professores, gestores, pedagogos e profissionais da educação básica em práticas e estratégias de adequação ao processo de ensino e aprendizagem nas classes comuns, para o atendimento a Pessoas com Deficiência (PCD).

- O Núcleo de Tecnologia Assistiva do Instituto Federal do Amazonas, denominado APOEMA, tem como objetivo fomentar pesquisas e desenvolver produtos, recursos físicos e humanos, estratégias, metodologias, práticas e serviços visando a autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social da pessoa com deficiência.

Conheça mais sobre o NAPNE Sistêmico do IFAM.

Endereço: NAPNE – IFAM/REITORIA

Avenida Ferreira Pena, 1109, CENTRO.

Endereço: NAPNE – IFAM/CMC

Avenida 7 de Setembro, 1975, CENTRO.

E-mail: csnapne@ifam.edu.br

Facebook: Napne Ifam Sistêmico