Você está aqui: Página Inicial > PRÓ-REITORIAS > Extensão > EXTENSÃO > Programas > PROGRAMA BIOECONOMIA NA AMAZONIA LEGAL > PROGRAMA BIOECONOMIA NA AMAZONIA LEGAL - CAMPUS PRESIDENTE FIGUEIREDO

PROGRAMA BIOECONOMIA NA AMAZONIA LEGAL - CAMPUS PRESIDENTE FIGUEIREDO

por publicado: 11/10/2024 13h43 última modificação: 15/10/2024 12h47

logo Bioeconomia.png

Fotos Bioeconomia (3).png

Aquicultor

OBJETIVO GERAL

Capacitar profissionais na área de aquicultura, proporcionando conhecimentos teóricos e práticos para atuação eficiente e sustentável, alinhado aos princípios da bioeconomia.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

● Proporcionar conhecimentos teóricos sobre os princípios e práticas da aquicultura, incluindo técnicas de manejo, alimentação, e normativas ambientais.

● Desenvolver habilidades práticas relacionadas ao cultivo de organismos aquáticos, abrangendo procedimentos de depuração, despesca e operação de equipamentos.

● Incentivar a compreensão da importância da sustentabilidade ambiental na aquicultura e promover práticas que minimizem impactos negativos.

● Preparar os estudantes para realizar tarefas práticas comuns na aquicultura.

AQUICULTOR

Fruticultor Amazônico

OBJETIVO GERAL

Formar mão-de-obra capacitada a exercer as atividades de cultivo e manejo de frutas de espécies amazônicas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

● Fornecer conhecimentos que possibilitem melhorias para a gestão da propriedade rural, no que tange a produção de frutos;

● Propor diferentes formas de manejo, conservação do solo e nutrição de plantas tropicais;

● Estimular a produção de mudas e formação de pomares de espécies amazônicas;

● Propor outras possibilidades de reaproveitamento de frutos amazônicos.

FRUTICULTOR

Agente De Desenvolvimento Socioambiental

OBJETIVO GERAL

Capacitar profissionais na área de Agente de Desenvolvimento Socioambiental, proporcionando conhecimentos teóricos e práticos para atuação eficiente e sustentável, alinhado aos princípios da bioeconomia.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ÿ● Promover a ampliação da oferta de profissionais qualificados para o segmento da Bioeconomia na Amazônia Legal por meio da qualificação profissional de Agente de Desenvolvimento Socioambiental.

Ÿ● Formar profissionais para (conforme Guia Pronatec e CBO) preparados para atuar nas comunidades, planejando e implementando ações socioambientais de forma coletiva, para a indução da Bioeconomia na Amazônia Legal.

● Incentivar a compreensão da importância da sustentabilidade ambiental, com o intuito de minimizar impactos negativos.

AGENTE DE DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL

Fotos Bioeconomia (4).png

Produtor de Licores

OBJETIVO GERAL
Formar profissionais aptos para atuarem como Produtor de Licores Artesanais, de frutas e ervas aromáticas, cuja atuação contemple o conhecimento de produção, controle de qualidade, adequação legal, transporte, armazenamento e comercialização de licores, visando apresentar uma alternativa de trabalho para captação de recursos financeiros aos participantes.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
● Instruir o aluno nos processos envolvidos na fabricação de licores;
● Capacitar os alunos sobre os conceitos básicos da legislação de bebidas, para adequação legal do produto;
● Qualificar o aluno a aplicar as técnicas de higienização, sanitização e pré-preparo da matéria-prima;
● Preparar o aluno para aplicar técnicas de conservação de alimentos para o preparo do licor;
● Instruir os alunos nos caminhos necessários para trabalho em associações e cooperativas e as diversas fontes de rendas, assim como noções gerais de compra e venda de produtos;
● Promover a ampliação da oferta de profissionais qualificados para o segmento da Bioeconomia na Amazônia Legal por meio da qualificação profissional de Produtores de Licores.

PRODUTOR DE LICORES