Você está aqui: Página Inicial > PRÓ-REITORIAS > Extensão > EXTENSÃO > Programas > PROGRAMA BIOECONOMIA NA AMAZONIA LEGAL > PROGRAMA BIOECONOMIA NA AMAZONIA LEGAL - IFAM CAMPUS LÁBREA

PROGRAMA BIOECONOMIA NA AMAZONIA LEGAL - IFAM CAMPUS LÁBREA

por publicado: 11/10/2024 13h35 última modificação: 15/10/2024 13h07

logo Bioeconomia.png

Fruticultor Amazônico

OBJETIVO GERAL

Formar mão-de-obra capacitada a exercer as atividades de cultivo e manejo de frutas de espécies amazônicas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

● Fornecer conhecimentos que possibilitem melhorias para a gestão da propriedade rural, no que tange a produção de frutos;

● Propor diferentes formas de manejo, conservação do solo e nutrição de plantas tropicais;

● Estimular a produção de mudas e formação de pomares de espécies amazônicas;

● Propor outras possibilidades de reaproveitamento de frutos amazônicos.

FRUTICULTOR

Arte_COLAGEM_PORTAL_IFAM_LABREA.jpg

AGRICULTOR ORGÂNICO

OBJETIVO GERAL

Capacitar produtores para o entendimento da complexidade e dinâmica do mundo rural e das práticas produtivas adotadas por eles. Pretende, ainda, contribuir para a formação de agentes de transformação da realidade local.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

● Qualificar profissionais para o mercado de trabalho na área de Recursos Naturais;● Propiciar ao educando a inclusão social e educacional;

● Oportunizar aos cidadãos uma educação gratuita e de qualidade;

● Ampliar as oportunidades de formação e desenvolvimento profissional dos alunos;

● Consolidar o vínculo entre qualificação profissional e elevação da escolaridade;

● Proporcionar ao aluno acesso aos conhecimentos e informações, garantindo a apropriação destes conhecimentos para contribuir na sua qualificação e atuação profissional no mundo do trabalho e na comunidade local.

AGRICULTOR ORGÂNICO

Fotos Bioeconomia (3).png

AGRICULTOR AGROFLORESTAL

● Propiciar ao educando a inclusão social e educacional;

AGRICULTOR AGROFLORESTAL

CAFEICULTOR

OBJETIVO GERAL

Qualificar os discentes para atuarem como Cafeicultores para Bioeconomia da Amazônia Legal, desenvolvendo habilidades para a implantação de sistemas agroflorestais, conservação dos solos, proteção da biodiversidade, incentivar a adoção de princípios agroecológicos na prática de produtores rurais do município de Lábrea, capacitando-os para o entendimento da complexidade e dinâmica da agrofloresta produtiva, contribuindo assim para a formação de agentes de transformação socioambiental.

● Propiciar ao educando a inclusão social e educacional;

● Oportunizar aos cidadãos uma educação gratuita e de qualidade;

● Proporcionar aos cursistas o acesso aos conhecimentos e informações de cunho técnico-científico.

● Incentivar o planejamento, implantação e manejo de sistemas agroflorestais para uma produção sustentável.

● Incentivar a adoção do manejo e recuperação de solos degradados.

● Estimular o emprego de técnicas de produção de sementes e mudas.

● Incentivar a produção de alimentos com segurança e soberania alimentar.

● Estimular a realização de tratos culturais de acordo com as espécies utilizadas e em consonância com as características regionais.

● Orientar para o atendimento à legislação vigente.

CAFEICULTOR

CRIADOR DE PEIXES EM VIVEIROS ESCAVADOS

OBJETIVO GERAL

O curso FIC em Criador de Peixes em Viveiros Escavados, na modalidade presencial, busca capacitar as comunidades tradicionais, na zona rural do município de Humaitá-AM, para ingressar ou progredir no setor de aquicultura, promovendo a produção de alimentos, visando o fortalecimento da renda familiar e a valorização profissional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

● Fornecer uma compreensão geral das atividades aquícolas;

● Conhecer aspectos relacionados à aquicultura sua evolução e as perspectivas do setor a nível global, nacional e regional com ênfase na piscicultura

● Capacitar os estudantes a aplicar técnicas de cultivo e cuidado com os peixes em viveiros escavados, garantindo seu bem-estar e saúde;

● Preparar os estudantes para realizar tarefas práticas comuns na piscicultura, como arraçoamento, biometria, repicagem;

● Capacitar os alunos a realizarem monitoramento da qualidade de água, bem como as correções que se fizerem necessárias;

● Estimular o aproveitamento integral do pescado através de técnicas de beneficiamento do pescado. Despertar o empreendedorismo e capacidade

CRIADOR DE PEIXES EM VIVEIROS ESCAVADOS