Você está aqui: Página Inicial > PRÓ-REITORIAS > Extensão > EXTENSÃO > Programas > PROGRAMA BIOECONOMIA NA AMAZONIA LEGAL > PROGRAMA BIOECONOMIA NA AMAZONIA LEGAL - IFAM CAMPUS MANAUS CENTRO

PROGRAMA BIOECONOMIA NA AMAZONIA LEGAL - IFAM CAMPUS MANAUS CENTRO

por publicado: 11/10/2024 12h56 última modificação: 14/10/2024 15h21

logo Bioeconomia.png

Agente de Gestão de Resíduos Sólidos (2 ofertas)

Arte_COLAGEM_PORTAL_IFAM_CENTRO_2.jpg

OBJETIVO GERAL

Formar agentes ambientais para atuar na execução das atividades ligadas à gestão e ao gerenciamento de resíduos sólidos, visando sua atuação no processo de informar, sensibilizar, fiscalizar e gerenciar atividades voltadas ao tratamento e manejo adequado de resíduos sólidos, de forma a contribuir para a conservação do meio ambiente e qualidade de vida da população.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

● Apresentar os conceitos básicos sobre resíduos sólidos e abordar suas formas de origem, classificações, características e requisitos legais.
● Conhecer a variedade de formas de tratamento dos resíduos sólidos, bem como os diferentes destinos finais, enfatizando os elementos que melhor proporcionam a conservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida da população.
● Capacitar o agente para participar de equipes de planejamento e execução de projetos de manejo dos resíduos sólidos de coleta, acondicionamento e transporte, visando uma gestão municipal e industrial eficiente.
● Proporcionar conhecimentos para elaborar planos/projetos de gerenciamento de resíduos sólidos no meio urbano e em empreendimentos, exercitando a teoria com a execução do projeto final.
● Capacitar os participantes visando habilitá-los a promover o reaproveitamento e a reciclagem de resíduos sólidos;
● Estimular a inclusão educacional, produtiva e social de pessoas em situação de vulnerabilidade, visando a inclusão social.
● Atuar como agentes multiplicadores sobre o tema resíduos sólidos e educação ambiental em suas respectivas comunidades.

PÚBLICO-ALVO
O curso FIC em Agente de Gestão de Resíduos Sólidos, na modalidade presencial, é destinado a estudantes e/ou trabalhadores que tenham concluído o ensino fundamental, com idade igual ou acima de 18 anos, que atuem profissionalmente na área de gerenciamento de resíduos sólidos (associações ou cooperativas de resíduos) ou que possuam interesse por capacitação na temática ambiental.

Atuação do curso no campus.

Vagas Pactuadas

Matriculados no SISTEC

Alunos Certificados*

AGENTE DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS (2282)

AGENTE DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS (2282)

Ofertado para a região metropolitana do entorno do campus e periferia de Manaus

Produtor de Licores

Arte_COLAGEM_PORTAL_IFAM_CENTRO.jpg

OBJETIVO GERAL
Formar profissionais aptos para atuarem como Produtor de Licores Artesanais, de frutas e ervas aromáticas, cuja atuação contemple o conhecimento de produção, controle de qualidade, adequação legal, transporte, armazenamento e comercialização de licores, visando apresentar uma alternativa de trabalho para captação de recursos financeiros aos participantes.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
● Instruir o aluno nos processos envolvidos na fabricação de licores;
● Capacitar os alunos sobre os conceitos básicos da legislação de bebidas, para adequação legal do produto;
● Qualificar o aluno a aplicar as técnicas de higienização, sanitização e pré-preparo da matéria-prima;
● Preparar o aluno para aplicar técnicas de conservação de alimentos para o preparo do licor;
● Instruir os alunos nos caminhos necessários para trabalho em associações e cooperativas e as diversas fontes de rendas, assim como noções gerais de compra e venda de produtos;
● Promover a ampliação da oferta de profissionais qualificados para o segmento da Bioeconomia na Amazônia Legal por meio da qualificação profissional de Produtores de Licores.

PÚBLICO-ALVO
O curso Produtor de Licores se destina a pessoas interessadas, maiores de 18 anos, com Ensino Fundamental completo, que pretendam atuar na área da produção de licores.

Atuação do curso no campus.

Vagas Pactuadas

Matriculados no SISTEC