Você está aqui: Página Inicial > PRÓ-REITORIAS > Extensão > EXTENSÃO > Programas > Projeto Manejo Quelônios na Terra Indígena Andirá – Marau no Município de Maués, AM.

Projeto Manejo Quelônios na Terra Indígena Andirá – Marau no Município de Maués, AM.

O Projeto de Extensão Manejo Quelônios na Terra Indígena Andirá – Marau no Município de Maués, AM, faz parte do Programa Pé de Pincha, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e é financiado pelo recurso do Programa e Petrobras Ambiental. Tem o apoio do Consórcio dos Produtores Sateré-Mawé (CPSM), da Secretaria de Meio Ambiente, Produção e Abastecimento de Maués e do campus Maués /IFAM. O projeto tem como objeto   a conservação de quelônios.

Resultados

O Programa Pé de Pincha vem atuando desde 2010 na terra indígena Andirá-Marau, situada no Rio Marau e Urupadi, apresentando resultados bem expressivos com relação ao número de ninhos protegidos e de filhotes devolvidos à natureza. O resultado das atividades de solturas nos últimos anos foram surpreendentes. Nos dois primeiros anos, 909 filhotes das espécies de tracajá (Podocnemis unifilis), irapuca (Podocnemis erytrocephala) e tartaruga-da-amazônia (Podocnemis expansa) foram libertados na natureza. Em 2015, 1.111 filhotes de quelônios (waworiria na língua sateré) foram soltos na região. Esse resultado só foi possível devido à participação no monitoramento e conservação de quelônios do povo Sateré-Mawé. 

Notícia relacionada: http://www2.ifam.edu.br/noticias/campus-maues-participa-da-soltura-de-filhotes-de-quelonios-na-area-indigena-satere-mawe