Você está aqui: Página Inicial > PRÓ-REITORIAS > Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação > Chamada para Submissão de Planos de Ensino - CEUA

Notícias

Chamada para Submissão de Planos de Ensino - CEUA

Formulário deverá ser preenchido e enviado por e-mail, juntamente com o Plano de Aula, usando o endereço ceua.ppgi@ifam.edu.br .

por PPGI publicado: 07/04/2017 16h49 última modificação: 07/04/2017 17h03

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPGI), por meio da Secretaria dos Comitês de Ética em Pesquisa (SECEP), torna pública a Chamada para Submissão de Planos de Ensino - CEUA, das disciplinas que envolvam a utilização de animais, sob a responsabilidade do IFAM.

Conforme o disposto no art. 2º da Resolução nº 037/2012-CONSUP/IFAM “Todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão, que envolvam o uso de animais, deverão ser submetidas à aprovação do CEUA /IFAM”.

Entende-se por uso de animais toda manipulação, captura, coleta, criação, experimentação (invasiva ou não-invasiva), realização de exames ou procedimentos cirúrgicos, ou qualquer outro tipo de intervenção que possa causar estresse, dor, sofrimento, mutilação e/ou morte.

Considera-se Atividade de Ensino realizada sob a responsabilidade do IFAM toda aquela cujo desenvolvimento tenha ocorrido em suas dependências físicas ou tenha sido efetuado por qualquer pessoa que faça parte de seus quadros de pessoal docente, discente ou técnico-administrativo.

Na página da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação > Diretoria de Pesquisa > Documentos, estará disponível o Formulário para Solicitação de Autorização para Uso de Animais em Ensino e/ou Pesquisa, em formato .doc (Arquivo do Word), que deverá ser preenchido pelo proponente e enviado por e-mail, juntamente com o Plano de Aula, usando o endereço ceua.ppgi@ifam.edu.br .

Sobre o funcionamento do CEUA

O Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) recebeu o Credenciamento Provisório do CONCEA na data de 06 de janeiro de 2017, estando apto a receber Planos de Aula, Projetos de Pesquisa e Extensão que envolvam atividades com uso de animais.

A prioridade do CEUA neste início de trabalho, e dentro do seu Cronograma de Atuação, é a aprovação dos Planos de Aula e Atividades de Ensino.

Para maiores informações, o Comitê de Ética se coloca à disposição através do e-mail ceua.ppgi@ifam.edu.br ou pelo telefone (92) 3306-0063.