Você está aqui: Página Inicial > PRÓ-REITORIAS > Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação > IFAM participa na CAPES do Seminário de orientação sobre elaboração de propostas de novos cursos Stricto Sensu

Notícias

IFAM participa na CAPES do Seminário de orientação sobre elaboração de propostas de novos cursos Stricto Sensu

por PPGI publicado: 12/06/2017 11h05 última modificação: 12/06/2017 13h29

Na busca do fortalecimento dos programas stricto sensu no IFAM a diretora sistêmica de Pós-graduação/PPGI, Profa. Dra. Ana Cláudia Souza e os professores Maria Francisca Lima do CMZL e Cleonor Crescêncio das Neves participaram no dia 07 de junho em Brasília do Seminário de Orientação de Avaliação de Propostas de Cursos Novos stricto sensu promovido pela Diretoria de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (DAV/CAPES), para gestores e docentes de instituições de educação superior (IES) interessados em apresentar propostas de cursos novos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).

Na parte da manhã, a diretora de Avaliação da CAPES, Rita Barradas Barata, apresentou os fundamentos da avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação, com destaque para o fluxo de avaliação de cursos novos.
Conforme informado pela CAPES, a avaliação de cursos novos se inicia na IES, com a construção de uma proposta, a qual deve ser homologada por uma instância decisória da própria IES – pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação ou órgão equivalente. Somente depois de homologada pela IES, a proposta pode passar ao segundo passo, que é sua apresentação à CAPES por meio da inscrição da proposta no Aplicativo de Propostas de Cursos Novos (APCN).

(Foto: Haydée Vieira - CCS\CAPES)

Concluído o procedimento, a proposta segue para apreciação de uma Comissão de Área constituída por avaliadores ad hoc (designados especificamente para a função). Em seguida, é avaliada pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da CAPES. Caso aprovada, a CAPES recomenda a aprovação do curso ao Conselho Nacional de Educação (CNE), do Ministério da Educação (MEC). Fica a cargo do MEC a homologação da abertura do curso novo.

Com informações: Diretoria de Pós-Graduação / PPGI