Você está aqui: Página Inicial > PRÓ-REITORIAS > Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação > Modelo de artigo para Revista Igapó

Notícias

Modelo de artigo para Revista Igapó

por PPGI publicado: 06/04/2021 09h13 última modificação: 06/04/2021 09h13

Segue abaixo modelo de artigo para Revista Igapó:


TÍTULO DO ARTIGO

Nome do primeiro autor
Nome da instituição
(e-mail para contato)
Biografia do autor: maior título e vínculo institucional.

Nome do segundo autor
Nome da instituição
(e-mail para contato)
Biografia do autor: maior título e vínculo institucional.

RESUMO

Apresentamos aqui a proposta do modelo de artigo para publicação na Revista Igapó – IFAM. O modelo servirá de base para a submissão de artigos para publicação. O trabalho submetido ao corpo editorial da revista deve ser oriundo de pesquisa básica ou pesquisa aplicada, experiências vivenciadas no campo da educação e materiais didáticos. Seguir criteriosamente às normas da revista, textualmente iniciando com RESUMO, composto com no máximo 300 palavras, estruturado em: a) assunto da pesquisa, com problematização e relevância; b) objetivos; c) metodologia; d) resultados, conforme ABNT, seguida de palavras-chave, limitadas em quatro termos, separados por vírgulas.
Palavras-Chave: primeira, segunda, terceira, quarta.


ABSTRACT

Here we present a proposal for an article model for publication in Revista Igapó - IFAM. The base service model for article submission for publication. The work submitted to the editorial board of the journal should be the future of basic or applied research, experiences in the field of education and teaching materials. Follow criteria to the journal norms, text beginning with SUMMARY, composed with a maximum of 300 words, structured in: a) research subject, with problematization and relevance; b) objectives; c) methodology; d) results, according to ABNT, followed by keywords, limited in four terms, separated by commas.
Keywords: first, second, third, fourth.

INTRODUÇÃO
A Revista Igapó tem por propósito a publicação de trabalhos oriundos de pesquisa básica ou de pesquisa aplicada, experiência pedagógicas, materiais didá- ticos, artigos de revisão, produtos e processos. O formato do trabalho será de artigo.
A decisão de aceite do artigo será dada mediante a recomendação de no mínimo dois avaliadores. Pode, também, avaliar o trabalho um membro do conselho editorial. Somente os trabalhos aceitos serão encaminhados para a publi- cação. Modificação sugeridas pelos avaliadores serão encaminhadas ao(s) autor(es) para as devidas mudanças ou correções. Este documento já possui a formatação do artigo a ser publicado na revista e o(s) autor(es) pode(em) utilizar este arquivo, que estará disponível, como referência para esta finalidade.
O comitê editorial é composto por editores e um corpo de assessores científicos que trabalham em diversas áreas, distribuídos nos Conselhos Editorial e Adjunto. O sistema de parecer é duplamente cego, onde os autores de artigos submetidos não são conhecidos de seus avaliadores e vice-e-versa.
Para uma apresentação racional e uniforme do conteúdo seguem orientações sobre estrutura do artigo, que são apresentadas nas respectivas seções.
A introdução tem a função de despertar o interesse do leitor para o assunto, permitindo a este uma visão global do tema. Deve-se especificar qual foi o assunto, objeto de estudo. Neste momento é importante esclarecer sobre que ponto de vista o assunto foi tratado, apresentando trabalhos anteriores que abordam o mesmo assunto por meio de citações.
A relevância do trabalho deve ser abordada na introdução, justificando a escolha do assunto, o problema pesquisado, a hipótese de estudo, o objetivo e principais resultados relacionados ao assunto.
A metodologia escolhida para tratar do assunto pode ser mencionada aqui, mas deixando os detalhes para a seção separada para essa finalidade.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Consiste na revisão de textos, artigos, livros e todo material pertinente da área ou do assunto que fundamente a temática do artigo científico construído. Nesta seção, são apresentados os mais importantes conceitos, justificativas e características sobre o assunto abordado, através da análise de autores.

A Fundamentação Teórica consiste na seleção de leituras que referenciam o assunto abordado no estudo através da interpretação, discussão e diálogo com os autores da área em questão, orientando para a análise e interpretação dos dados coletados na pesquisa e objetivando o embasamento e servindo de comparação com trabalhos já consagrados.

Mediante a Fundamentação Teórica, a pesquisa científica passa a ter credibilidade, situando-a no contexto do campo científico. Para tanto, torna-se fundamental fontes legítimas e respeitáveis no contexto científico.

METODOLOGIA
Nesta seção descrevem com verbo no tempo passado, as etapas de definição de termos e de variáveis; a delimitação do universo estudado (espaço/tempo, técnica usada na busca da solução ou na coleta de dados); as limitações da pesquisa produzida; o tipo de pesquisa desenvolvida (exploratória, explicativa ou descritiva); instrumentos, procedimentos e local; a classificação da pesquisa quanto à natureza (pesquisa básica ou aplicada); Os métodos utilizados para entender o problema (quantitativos, qualitativos ou mistos, através do método indutivo, Histórico, Comparativo ou outros); A listagem de procedimentos técnicos utilizados no decorrer da pesquisa (levantamento de dados, pesquisa bibliográfica ou outros); as fontes utilizadas.

RESULTADOS
Esta seção é destinada a apresentar os resultados obtidos após o desenvolvimento do método, utilizando tabelas, gráficos, figuras, fotografias e esquemas, de forma direta e objetiva, sucinta e clara, destacando sua significância e relevância. Tabelas, gráfico e figura devem ser explicadas com o verbo no tempo passado e na forma impessoal.

O processo de discussão dos resultados tem a finalidade de mostrar as relações existentes entre os dados, ou soluções, obtidos no desenvolvimento do trabalho. Neste momento, deve-se interpretar, criticar, justificar, dar ênfase aos resultados encontrados e compará-los com resultados anteriores apresentados na Introdução deste documento. Cabe, também, neste espaço, a argumentação.

As equações devem ser referenciadas, ordenadas, identificadas por números arábicos, como também outras "Figuras". Devem estar separadas, dos parágrafos e delas mesmas, por linha adicional, correspondendo a 6 pontos antes e 6 depois, centralizadas e numeradas seqüencialmente, com indicativo de sua fonte de origem.

As tabelas devem ser referenciadas, ordenadas, identificadas por números arábicos e separadas como no caso das equações. Antes e depois da apresentação da tabela deverá ser deixado um espaço de uma linha. O número e a legenda da tabela (veja Tabela 1) devem aparecer na parte superior centralizada em fonte tamanho 12. No rodapé da tabela deve constar sua fonte, com texto justificado.

As figuras também devem ser centralizadas, ordenadas, identificadas por números arábicos e inseridas no interior do texto, preferencialmente em seguida aos parágrafos onde as mesmas são citadas. Deverá ser deixado um espaço de uma linha antes e depois da figura. A identificação da figura (veja Figura 1) deve aparecer, seguido da legenda, logo abaixo dela, centralizado em fonte tamanho 12. A figura deve ser apresentada observando sua formatação (letras, símbolos de dimensões adequadas, maior ou igual ao tamanho 10, para a leitura) e conteúdo para uma perfeita interpretação e correlação com o texto. O formato do arquivo da figura inserido no texto é recomendado que seja JPG.

O tamanho mínimo de qualquer imagem, gráfico, fotografia ou ilustração deve ser de, no mínimo, 225 dpi.

A inserção de fotografias e gráficos deve seguir os mesmos procedimentos aplicados à figura. Os contornos dos gráficos deverão ser legíveis para um perfeito entendimento das informações contidas neles e correta correlação com texto

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nesta seção, deverá ser realizada uma síntese da pesquisa, unindo ideias e fechando as questões apresentadas na introdução.
A resposta ao problema proposto é apresentada nesta parte final do artigo, concluindo a abordagem. Aqui se deve apresentar uma síntese do que foi tratado no documento. Para uma boa conclusão, é sugerido que ela possua essência, seja breve, convincente e que defina o ponto de vista do autor. Outro aspecto importante na seção é a abertura de perspectivas para novos trabalhos.

Também deve-se citar autores que tragam dados importantes, que envolvam a temática do trabalho, identificando se tais dados corroboram ou se não estão de acordo com os dados obtidos nos ensaios do trabalho.

AGRADECIMENTOS
Caso o artigo seja fruto de uma pesquisa realizada com ajuda de alguma agência de fomento (FAPEAM, CNPq, IFAM, etc), realizar o agradecimento antes das referências.

REFERÊNCIAS

A elaboração das referências deve obedecer às normas propostas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) REFERÊNCIAS: NBR 6023/2018. Devem estar com margens Justificadas, digitadas em espaço simples, sem separação entre si.

Aspectos Gerais:

A) Na lista de referências quando, na mesma página, o autor repetir, deve ser substituído por um traço equivalente a 6 espaços e ponto.

Exemplos:
FREIRE, G. (1948)
. (1956)

B) Como citar os autores?

EXEMPLO DE 1 AUTOR:
ALVARES, Fernando. Economia Solidária. 2. Ed. rev. e atual. Bauru: Moreira, 2009.
MELLO, Thais. Produção Científica: como definir prioridades. SãoPaulo: Gente, 2014. E-book.

2 autores:
SILVA, J.M.; SOUZA, C.B.
FRANÇA, Julia Larissa; VASCONCELLOS, Ana Maria de. Manual de publicações técnico-científicas. 2.ed. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2014.

3 autores:
SILVA, J.M.; SOUZA, C.B.; GERMANO, H.L.
STANFOR, Robert; SARACONE, Denis; DIAS, Flávio. Cirurgia em pequenos animais. São Paulo: Roca, 2008

Mais de 3 autores:
SILVA, J.M. et al.
SIQUEIRA, Lessa. et al. Normalização Técnica. Manaus-AM: Editora da UFAM, 2018.

Sem autor (entrada pelo título):
As Experiências Acadêmicas. Vitória: EdiES, 2018.

Autores coorporativos:
ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS E ARQUITETOS DE PIRACICABA CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS, 08, 2019, Relatório geral. Manaus: EDIFAM, 2019.

Autoria de Órgão Público:
ESTADO DO AMAZONAS. Secretaria de Estado de Educação. Coordenadoria de Planejamento. Proposta Metodológica: a escola pública do pré-escolar. Manaus: UFAM, 2016.

1. LIVRO

Exemplos:
AZEVEDO, M. A.; GUERRA, V. N. A. Mania de bater: a punição corporal doméstica de crianças e adolescentes no Brasil. São Paulo: Iglu, 2001.
COSTA, V. L. C. Gestão educacional e descentralização. Novos padrões. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 1997.

2. CAPÍTULO DE LIVRO

Exemplos:
BANKS-LEITE, L. As questões lingüísticas na obra de Piaget: apontamentos para uma reflexão crítica. In: . (Org.). Percursos piagetianos. São Paulo: Cortez, 1997. p. 207-223.
GRIZE, J. B. Psicologia genética e lógica. In: BANKS-LEITE, L. (Org.). Percursos piagetianos. São Paulo: Cortez, 1997. p. 63-76.
Obs.: O destaque é para o título do livro e não para o título do capítulo. Quando se referenciam várias obras do mesmo autor, substitui-se o nome do autor por um traço equivalente a seis espaços.

3. DISSERTAÇÃO OU TESE

Exemplo:

FANTUCCI, I. Contribuição do alerta, da atenção, da intenção e da expectativa temporal para o desempenho de humanos em tarefas de tempo de reação. 2001. 130 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2001.

4. DOCUMENTO PUBLICADO NA INTERNET

Exemplos:

Manual:
FACULDADE DE AGRONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Manual de referências bibliográficas. Disponível em: http://www.ufrgs.br/agronomia/manualcap1.htm. Acesso em: 20 ago. 2002.

Artigo:
FREITAS, D. N. T. A gestão educacional na interseção das políticas federal e municipal. Disponível em: http://www.ceud.ufms.br/grm/Geipfm.rtf. Acesso em: 06 mar. 2004.

Artigo de periódico:
VIEIRA JUNIOR, M.; OLIVIERA, J.F.G.; COELHO, R.T. Dureza de rebolos: conceitos estatísticos e dinâmicos e métodos de medição. Máquinas e metais, São Paulo, v.30, n.351, p.168-185, abr. 1996. Disponível em:fttp://www.maqemet.com.br/ abr. Acesso em: 16 jan. 2004.

Notícia:
SILVA, I.G. Pena de morte para o nascituro. O Estado de São Paulo, São Paulo, 19 set. 1997. Caderno 1, p.3. Disponível em:http://www.estado.com.br/19970919. Acesso em 20 fev. 2004.

Evento:
VALERI, S.G. et al. Análise da implementação de um "Gate system" em uma indústria fornecedora do setor automotivo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO, 2., 2000, São Carlos. Anais... São Carlos: UFSCar, 2000. p.50-58. Disponível em:http://www.cbgdp.com.br/124576/5. Acesso em: 21 jan. 2004.

Tese em documento eletrônico:
LIMA, R.S. Expansão urbana e acessibilidade o caso das cidades médias brasileiras. 1998. 81p. Dissertação (Mestrado em Transporte) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 1998. Disponível em:http://www.teses.usp.Br//18/8137/tde-25062002-155026. Acesso em 29 out. 2004.

5. DOCUMENTOS DE ACESSO EXCLUSIVO EM MEIO ELETRÔNICO

Exemplos:

MICROSOFT. Project for Windows 95: Project planning software. Version 4.1: Micro- soft Corporation, 1995. 1 CD-ROM.
BIONLINE Discussion List. Lista mantida pela Base de Dados Tropical, BDT no Brasil. Disponível em: lisserv@bdt.org.br. Acesso em 25 nov. 1998.
ALMEIDA, M.P.S. Fichas para MARC [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por mtmendes@uol.com.br em 12 jan. 2002.

6. DICIONÁRIO

Exemplo:

FERREIRA, A. B. H. Aurélio século XXI: o dicionário da Língua Portuguesa. 3. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

7. FOLHETO

Exemplo:

IBICT. Manual de normas de editoração do IBICT. 2. ed. Brasília, DF, 1993.

8. MANUAL

Exemplo:
AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION. Manual de publicação da American Psychological Association. Tradução de Daniel Bueno. Porto Alegre: ARTMED,2002.

a. ARTIGO DE PERIÓDICO

Exemplos:

SILVA, V. A.; ANDRADE, L. H. C. Etinobotânica Xucuru : espécies místicas. Biotemas, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 45-57, 2002.
SANTEIRO, T. V. Criatividade em psicanálise: produção científica internacional (1996- 1998). In: Psicologia : Teoria e Prática, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 43-59, jul./dez. 2000.

b. ARTIGO DE JORNAL

Exemplo:

SILVA, I.G. Pena de morte para o nascituro. O Estado de São Paulo, São Paulo, 19 set. 1997. Caderno 1, p.3.

9. LEI, DECRETO, PORTARIA, ETC.
Exemplo:

BRASIL. Decreto n.º 50.450, de 12 de abril de 1961. Regula a projeção de películas cinematográficas e propaganda comercial através das emissoras de televisão. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, v.126, n.66, p.6009, 13 abr. 1961. Seção 1, pt. 1.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília,DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao.htm. Acesso em: 1 jan. 2017.